Crise no Guarani pode tirá-lo da Série C em 2008

O Guarani Futebol Clube da cidade de Campinas, São Paulo, foi rebaixado no último fim de semana para a Série C do Campeonato Brasileiro, a terceira divisão em importância da competição. Mergulhado em uma forte crise financeira, o clube vê-se agora diante

De acordo com os regulamentos vigentes, em 2008 existe a possibilidade do Guarani, atualmente na Série A2 do Campeonato Paulista, não figurar em divisão alguma do Campeonato Brasileiro de 2008. Esta hipótese só será evitada se o time subir no próximo ano à Série B do Brasileiro ou se for finalista da próxima Copa Federação Paulista de Futebol.


 


''É uma dificuldade a mais. Por isso, é importante formarmos uma boa base de jogadores para subir no Paulista e dar continuidade ao trabalho para conquistar depois o acesso à Série B'' , diz o atual técnico Waguinho Dias, confirmado no cargo para a próxima temporada. Para a Série C do Brasileiro de 2007, o Guarani só tem presença garantida por ter sido rebaixado este ano.


 


Vindo de uma seqüência de decepções em campo nas últimas temporadas, a situação do Guarani é preocupante. Isso porque mesmo que conquiste o acesso ao grupo de elite do futebol de São Paulo na disputa da Série A2 de 2007, o time campineiro não terá condições de se classificar à Série C de 2008 por meio do Campeonato Paulista.


 


Para ter presença na 3ª divisão do País, existem dois critérios técnicos: cair da Série B no ano anterior ou garantir vaga por meio das competições organizadas pelas federações estaduais. Em São Paulo quatro vagas são destinadas aos melhores classificados na Série A1 do Paulista, excluídos os clubes já participantes das Séries A e B do Brasileiro.


 


Mas em 2007, pelo menos oito clubes de menor expressão na Série A1 do Estadual estarão almejando um lugar na Série C, conseqüentemente não dando espaço para o Guarani, mesmo que garanta a volta à 1ª divisão. A 5ª vaga paulista é concedida ao vice-campeão da Copa Federação Paulista de Futebol.


 


O União Barbarense, clube de Santa Bárbara d'Oeste, é um exemplo hoje entre os clubes paulistas do que pode acontecer com o Guarani. Depois de integrar a principal divisão do Estado, o time não poderá disputar sequer a Série C do País em 2007. Atualmente rebaixado à Série A3 de São Paulo, o clube só participou da 3ª divisão nacional deste ano por ter caído da Série B em 2005. Porém, como não subiu à Série B e também não participou da Copa FPF, está fora do calendário do Campeonato Brasileiro de 2007.