Gilberto Gil defende adesão do PV à coalizão do governo

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, defendeu hoje a participação do PV na coalizão proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o seu segundo mandato. Embora mantenha sua filiação ao PV, o ministro se mantém afastado das atividades partidárias

“Para o partido, sem dúvida alguma, seria bom. Ele precisa de fortalecimento, está agora pressionado pela cláusula de barreiras. A sua sobrevivência neste modelo de institucionalidade partidária no Brasil tem grandes dificuldades”, disse o ministro, observando que o partido precisa ter cuidado para manter sua identidade programática. “Há desafios muito claros. Poder contar com essa sinergia de pertencer a uma base de governo seria uma coisa importante para o PV, mas eu não tenho feito parte dos processos dessas decisões, estou muito afastado do partido”, afirmou.


 



PTB e PL podem ficar fora de coalizão


 


ainda nesta segunda-feira (27), o presidente interino do PT, Marco Aurélio Garcia, indicou hoje que PTB e PL deverão ficar de fora da coalizão do segundo governo do presidente Lula. Em entrevista depois de um encontro com o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, Garcia explicou que o governo deverá retomar os encontros do conselho político, mas com os dois partidos de fora.


 



“O PTB não está na coligação. Há um outro tipo de relacionamento com o PTB que não é esse que foi estabelecido com os presidentes de partido”, disse Garcia, ao ser perguntado por que o PTB não fazia parte da lista dos partidos que iriam compor o conselho político. “No momento há uma boa relação com os deputados do PTB , mas é uma relação que está se processando com a bancada e não no nível partidário.”


 


Por enquanto, a coalizão que está sendo montada pelo Planalto, inclui PMDB, PSB, PCdoB e PRB – além, naturalmente, do próprio PT. Lula deve conversar amanhã com dirigentes de dois partidos que ainda não decidiram se vão aderir: PDT e PV.


 


Garcia colocou o PL no mesmo nível do PTB: um partido com quem o governo tem uma boa relação com a bancada, mas não com a direção do partido, apesar das tentativas de aproximação feitas pelo presidente Lula. O primeiro ministro confirmado pelo presidente no segundo mandato foi justamente o petebista Walfrido Mares Guia, do Turismo.


 


Ainda na semana passada, Lula teve um encontro com o líder do PTB na Câmara, deputado José Múcio (PE), para tentar cooptar o partido. O parlamentar garantiu que poderia levar mais de 90% da bancada para a base governista, mas o presidente do partido – o ex-aliado e hoje inimigo Roberto Jefferson – defende que o PTB fique fora do governo. Existe um movimento hoje no partido para tirar Jefferson da presidência e aderir incondicionalmente ao governo, mas não encontra apoio integral dentro do PTB. Perguntado se o PTB poderia aderir depois, Garcia respondeu: “O futuro, para quem acredita, a Deus pertence.”


 



Da redação, com agências