Equador: Resultado parcial confirma larga vantagem de Correa

Computados 43,6% dos votos do segundo turno das eleições presidenciais no Equador, o candidato progressista Rafael Correa aparece com larga vantagem sobre o mega empresário Álvaro Noboa: 68,5% contra 31,5% dos votos.

Os equatorianos aguardam a apuração oficial da eleição depois da difusão de quatro pesquisas de boca-de-urna que deram a vitória a Correa, com vantagem média de 14 pontos percentuais.



A divulgação de dados por parte do TSE começou à 1h20 (horário de Brasília) desta segunda-feira (27/11), mais de cinco horas após o fim da votação em segundo turno para eleger o novo presidente equatoriano para o período 2007-2011.



No primeiro turno, em 15 de outubro, o magnata Noboa venceu com 26,8% (1.464.251 votos), contra 22,8% (1.246.333) de Correa. No total, 9,2 milhões de eleitores estavam habilitados para votar em 22 províncias e no exterior.



Correa, de 43 anos, já se considera o vencedor e celebrou no domingo à noite com milhares de simpatizantes. Em seu discurso ratificou que pretende buscar uma aproximação com o presidente venezuelano Hugo Chávez e abrirá mão de assinar um acordo de livre comércio com os Estados Unidos.



O progressista também afirmou que buscará o retorno do Equador à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) – da qual o país saiu em 1992 – e garantiu que manterá a dolarização da economia.



Noboa, por sua vez, ainda não admitiu a derrota e pediu a seus eleitores que vigiem a contagem voto a voto. “Não aceito os resultados porque não existem dados oficiais. É um cenário que estão preparando para fazer uma fraude”, disse o milionário em Guayaquil, seu reduto político.