Coréia do Sul propõe a Pyongyang unificar equipe olímpica

A Coréia do Sul propôs nesta segunda-feira (27/11) à República Popular Democrática da Coréia (RPDC) realizar uma reunião esta semana para discutir a formação de uma equipe unificada para disputar os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, revelou em Seul o Mi

O presidente do Comitê Olímpico, Kim Jung-kil, telefonou ao presidente do comitê norte-coreano, Mun Jae-duk, na manhã de hoje, afirmando que a Coréia do Sul concordava em realizar reuniões para discutir a formação de uma equipe unificada, segundo informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.


 


O gesto de Kim ocorre depois que Pyongyang havia pedido para os dois comitês dialogarem sobre a possibilidade de uma equipe conjunta para abrir e encerrar os 15.º Jogos Asiáticos, que ocorrerão no Catar, de 1 a 15 de dezembro. As duas equipes estariam unificadas nas cerimônias de abertura e encerramento dos jogos.


 


O primeiro encontro entre os dois lados será realizado na quinta-feira em Doha, revelou a Yonhap, citando um funcionário do Ministério da Reunificação.


 


A República da Coréia e a RPDC já fizeram desfiles de abertura e encerramento de cerimônias esportivas internacionais em sete ocasiões, desde os Jogos Olímpicos de Verão de Sydney, em 2000.


 


Os dois lados chegaram a um acordo em Macau, em novembro, durante os Jogos do Leste Asiático, para formar um time unificado que disputará os Jogos Asiáticos de Doha e os Jogos Olímpicos de Pequim.