Chapa apoiada pela UJS conquista reeleição no DCE da Furg

Por Clomar Porto, de Pelotas (RS)


A chapa Dias de Luta foi a vencedora na eleição para o DCE da Furg (Fundação Universidade do Rio Grande) ocorrida no dia 22 de novembro. Apoiada pela UJS (União da Juventude Socialista) e de situação,

Esta foi a eleição para o DCE da Furg com maior participação desde 1982, com 833 votantes. Para os coordenadores da chapa vencedora e atuais dirigentes do Diretório, isto se deve aos amplos espaços de participação construídos pelos estudantes neste último período. Destacam, igualmente, o fortalecimento e organização dos DA's (Diretórios Acadêmicos).


 


Para Leonardo Kantorski, coordenador-geral do DCE reeleito, o balanço da gestão atual foi positivo, sobretudo no que se refere à luta em favor de uma reforma universitária democrática e pelo transporte escolar. “Foram temas que, como diversos outros, contribuíram para que o DCE tenha cumprido o seu papel de fazer com que os estudantes tenham participação política na defesa de um projeto avançado de universidade e educação”.


 


A nova direção assume no próximo dia 30 de novembro, para mandato de um ano. São 26 componentes na chapa eleita, sendo que ocorreu grande renovação, pois apenas cinco são da atual direção do DCE.


 


Propostas
Entre as propostas para o mandato, os estudantes destacam a sintonia com às políticas da UNE (União Nacional dos Estudantes), tais como: participação na Bienal de Cultura da UNE; continuar a luta por transporte e assistência estudantil; criação de um programa do DCE no canal FURG TV; continuar a luta por um amplo debate sobre a reforma universitária que o país precisa, tendo como norte a proposta apresentada pelos estudantes, através da UNE.


 


Além disso, outras bandeiras que devem ser prioritárias são as que defendem a implantação do Cuca e a luta por mais bolsas de trabalho para os estudantes. Para Kantorski, a próxima gestão vai procurar ampliar e pluralizar o DCE, estimulando a participação dos estudantes na sua entidade representativa. “Faremos um movimento com posições ideológicas claras, que priorizará a conscientização dos estudantes e o rompimento do pensamento individualista”, afirmou.


 


A comunidade depende bastante da nossa universidade, portanto os avanços tem que ser coletivos. Outro aspecto é o de que as bandeiras justas defendidas pela UNE sairam vitoriosas neste processo, o que indica que estamos no caminho certo”.