Chávez lota ruas de Caracas e fecha campanha com 32% de vantagem

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, candidato à reeleição, encerrou hoje (26/11) sua campanha eleitoral. Em Caracas, o líder bolivariano participa de um ato batizado como Maré Vermelha. O evento superou o comício realizado ontem pelo conservador 

A última pesquisa de intenção de voto, encomendada pela agência Associated Press (AP) e realizada pela empresa Ipsos, mostra que Chávez será reeleito com 32 pontos de vantagem sobre seu principal rival. Segundo a pesquisa, Chávez aparece com 59% das intenções de votos, Rosales ficaria com 27% da preferência do eleitorado e 13% continuam indecisos.


 


Durante a sondagem, foram entrevistadas 2.500 pessoas entre os dias 10 e 18 de novembro. A pesquisa indica que entre os setores populares Chávez é respaldado com 70% das intenções de voto, enquanto que Rosales somaria apenas 16% das preferências.


 


“Vermelhos, vermelhinhos”
Hoje ocorreu o principal ato da campanha. Em vez de dirigir seu discurso em um palanque fixo, Chávez deve percorrer vários pontos da concentração. Porta-vozes do Comando Miranda, responsável pela campanha chavista, falavam em 2 milhões de manifestantes “vermelhos, vermelhinhos” – a cor do chavismo.


 


Sob gritos de “Uh, ah, Chávez não se vá”, simpatizantes do presidente lotaram várias avenidas do centro de Caracas. Com apitos e ao som de ritmos latinos, os manifestantes se levantaram pelo líder esquerdista. “Viemos aqui – como temos vindo em todos os anos – para demonstrar que Chávez é o homem que queremos na Venezuela”, disse Alberto Rodríguez.


 


As ruas do centro da capital se encheram de grupos de pessoas vestidas com gorros e camisetas vermelhas que caracterizam os “chavistas”. Apesar da demonstração de força chavista, aoposição afirma que a disputa pela Presidência será mais acirrada do que mostram as pesquisas.


 


Dispersão
Os organizadores do evento explicaram que, devido à grande quantidade de pessoas que compareceram, diversas concentrações foram realizadas em vários lugares do centro de Caracas.


 


Segundo o governador do Estado de Miranda, Diosdado Cabello, muitos simpatizantes de Chávez vieram de outras cidades perto da capital para participar do ato de fechamento da campanha. “Nem trazendo pessoas do interior do país, eles (os opositores) teriam conseguido reunir tamanha multidão – que está hoje expressando seu apoio ao presidente Hugo Chávez e ao processo revolucionário que ele lidera”, disse Cabello.


 


Mais votos
Além de medir forças com seus adversários, os estrategistas do governo esperavam que a marcha reunisse os eleitores indecisos – estimados em 18% dos 16 milhões de cidadãos habilitados a votar. Pela manhã, uma caminhonete percorria o bairro San Juan, convidando a população para a mobilização.


 


O mesmo ocorria em outros pontos de Caracas e do estado de Miranda, que circunda a capital. Segundo diversas pesquisas, que apenas serão publicadas até a meia-noite deste domingo, Chávez teria no mínimo de 20 pontos de vantagem sobre o seu rival.