CSC convoca para marcha do mínimo e agenda reunião nacional

A Corrente Sindical Classista (CSC) tem dois grandes desafios para os próximos dias. O primeiro deles é ajudar as centrais sindicais (CUT, Força Sindical, CGTB, CGT, CAT e SDS) na convocação e mobilização para a 3ª Marcha Nacional do Salário Mínimo. O eve

O objetivo da marcha é pressionar governo e congressistas a acatar a proposta de um novo salário mínimo no valor de R$ 420 reais, conforme foi acordado entre as centrais. A manifestação também exigirá a correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e a redução da jornada sem redução de salários.


 


Essas três bandeiras têm cunho desenvolvimentista, já que contribuirão para elevar a taxa de crescimento do PIB, ao fortalecer o mercado doméstico. No momento, isso é ainda mais necessário ao desenvolvimento, tendo em vista as perspectivas pouco otimistas para a chamada economia mundial em 2007.


 


As centrais deverão estabelecer cotas por estado para a atividade em Brasília. O objetivo é levar pelo menos 5 mil pessoas. A mobilização deve ser considerada a principal prioridade da CSC, cujas lideranças nos estados devem comunicar à direção nacional as iniciativas que estão sendo tomadas nesse sentido. Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e o próprio Distrito Federal têm uma responsabilidade maior na mobilização e organização de caravanas, em virtude da maior proximidade em relação ao local da marcha.


 


Manifestações nas capitais
A marcha em Brasília está sendo concebida como parte de uma jornada mais ampla de luta pela valorização do salário mínimo. Esse processo deve assumir o caráter de uma campanha nacional e se estender até abril de 2007, quando o presidente Lula dará a palavra final sobre o valor do novo salário.


 


A primeira atividade deverá ocorrer em 29 de novembro – data de manifestações em todas as capitais brasileiras pelo salário mínimo de R$ 420, assim como pela redução da jornada de trabalho (sem redução de salários) e correção da tabela do IRPF. Os sindicalistas classistas devem estar na linha de frente da mobilização para as manifestações nas capitais.


 


Logo após a 3ª Marcha, a CSC se concentra em Brasília, para a reunião de sua a reunião da Coordenação Nacional Ampliada. No dia 6, das 17 às 20 horas, os classistas acompanham uma palestra com o senador eleito Inácio Arruda (PCdoB-CE), que vai analisar a conjuntura nacional. Já em 7 de dezembro, das 9 às 14 horas, haverá balanço das atividades da CSC e perspectivas para 2007. O encontro ocorre na sede do PCdoB-DF.