Boa notícia: Um negro chega, finalmente, à Fórmula 1

A maior e mais popular competição esportiva do mundo terá, pela primeira vez, um representante negro. Após ter sido confirmado nesta sexta-feira (24/11) como piloto da McLaren para a próxima temporada, o britânico Lewis Hamilton espera atrair uma nov

O esportista de 21 anos – cujos avós paternos emigraram do Caribe para a Grã-Bretanha nos anos 1950 – vai se tornar o primeiro piloto negro a correr na principal categoria do automobilismo mundial quando alinhar para o Grande Prêmio da Austrália, em março. “A única vez que pensei realmente nisso foi quando as pessoas começaram a falar”, disse Hamilton, quando perguntado se considerava-se um ícone dos pilotos afro-caribenhos.


 


“Me sinto como qualquer outro piloto que está lá. Para mim é um sonho ter chegado à Fórmula 1, mas espero que isso possa influenciar e encorajar outros grupos étnicos a se envolver no esporte”, acrescentou. “Não precisa ser apenas um grupo de pessoas – pode ser para todo mundo. Pessoas que podem seguir o caminho que eu tomei verão que é possível e também tentarão entrar no esporte.”


 


As comparações com o golfista negro norte-americano Tiger Woods, líder do ranking mundial, começaram desde os primeiros passos de Hamilton no automobilismo. Ele venceu todas as categorias por que passou e neste ano conquistou o título da GP2, último passo antes da Fórmula 1, logo em sua primeira temporada.