'Investir no Brasil é garantia de lucro', diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conclamou hoje os empresários estrangeiros a investirem no Brasil. “Espero que a direção mundial da DaimlerChrysler continue a confiar no governo brasileiro, no mercado brasileiro e nos trabalhadores brasileiros.

Segundo o presidente, “há uma série de penduricalhos que impedem o Brasil de dar um salto de qualidade”. Ele citou as reuniões que seu governo está fazendo no sentido de enviar ao Congresso Nacional, até o final do ano, medidas de mudança na legislação e também de desoneração fiscal e tributária. “É preciso que o governo invista mais, que os Estados invistam mais e que os empresários invistam mais, para dar mais dignidade ao trabalhador e para termos crescimento no País”, afirmou.


 


No discurso, o presidente citou que os focos que irão nortear o seu segundo mandato na Presidência do Brasil são desenvolvimento, distribuição de renda e educação de qualidade. “São esses os pilares do novo governo. Vamos destravar e desobstruir as amarras da economia, do meio ambiente e de outros setores para que esse País extraordinário cresça”, declarou.


 


Confiança


 


Aplaudido pelos funcionários da empresa, Lula agradeceu a confiança dos trabalhadores que lhe proporcionaram o segundo mandato na Presidência do Brasil. “Vivi momentos de glória e de tristeza na porta desta fábrica nos anos 70. E é motivo de orgulho voltar como presidente da República e agradecer a confiança de vocês.”


 


O presidente agradeceu também aos dirigentes alemães da empresa, que, segundo ele, acreditaram no Brasil e em seus trabalhadores. No evento, estavam presentes o presidente mundial da DaimlerChrysler (empresa que detém a marca Mercedes-Benz), Dieter Zetsche, o presidente da empresa no Brasil, Gero Herrmann, e outros dirigentes, além dos ministros do Trabalho, Luiz Marinho, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.


 


No inicio do pronunciamento, Lula brincou com a platéia, dizendo que a Mercedes-Benz já virou um nome popular no Brasil. “Mas nem sempre temos acesso a seus carros, porque nem sempre é popular o preço da estrela”, disse, numa referência à logomarca da companhia. Ainda num tom descontraído, o presidente disse que a popular frase de sua campanha, “deixa o homem trabalhar” pertence à alma do povo brasileiro. “Deixa o homem trabalhar vale para cada um de vocês, para cada homem e cada mulher”, declarou. Segundo ele, não há dúvidas de que o jeito de ser do brasileiro permitiu a criação “de um povo fantasticamente alegre, até nos momentos de desgraça”.


 


O petista afirmou também que valeu a pena ter sido metalúrgico e presidente do sindicato da categoria. “Isto porque este sindicato conseguiu fazer um presidente da República e um ministro do Trabalho”, emendou. Depois do encerramento da cerimônia, a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó realizou um show para os trabalhadores. Após a visita à Mercedes-Benz, o presidente seguiu para a sua residência em São Bernardo do Campo.



Fonte: Reuters