Gil abre nesta sexta (24) o 2º Fórum Cultural Mundial

Música africana animará a cerimônia de abertura oficial da Convenção Global, que contará com a presença de representantes da área cultural de mais de 70 países

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, participa na noite desta sexta-feira (24/11) da cerimônia de abertura do 2º Fórum Cultural Mundial (FCM 2006), que será realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Estarão presentes representantes da área cultural e autoridades de mais de 70 países.


 


A noite será animada pelo forte ritmo das composições do maestro Ray Lema – um dos maiores representantes da música africana da atualidade. A Orquesta Sinfônica Brasileira Jovem, da Petrobrás, e o grupo carioca AfroReagge, também fazem parte da programação artística da solenidade, que será aberta apenas a convidados.


 


Além de Gil, compõem a  mesa da solenidade o diretor-geral do FCM 2006, Dieter Jaenicke; o secretário da Cultura do estado do Rio de Janeiro, Noca da Portela; o secretário das Culturas da cidade do Rio de Janeiro, Ricardo Macieira; o diretor regional do Sesc Rio, Dionino Colaneri;  e o diretor cultural do Instituto Casa Via Magia, Ruy César.


 


No dia 25, às 9h30, Gil dá início aos trabalhos da Convenção Global, participando da mesa da Conferência Arte e Cidadania. Os expositores vão abordar as transformações sofridas no mercado da arte em decorrência da globalização das informações e a conseqüente alteração das relações entre o indivíduo e a cultura. Devem discutir sobre a crescente mercantilização da arte contemporânea, que cada vez mais se afasta do papel de análise e crítica da realidade.


 


Já o lançamento do Festival Mundial de Artes Negras (Fesman), programado para acontecer na noite de sábado, foi cancelado tendo em vista o retorno do ministro da Cultura do Senegal ao seu país, em função de problemas políticos internos. O Fesman será realizado em 2008, na cidade de Dacar.


 


Histórico
O FCM é uma plataforma global de observação, reflexão e discussão do papel e da situação das artes e da cultura em um mundo em transformação. Um mundo globalizado que enfrenta novos desafios, como a proteção da diversidade cultural, a economia criativa e a questão dos direitos sobre a propriedade intelectual.


 


O Fórum Cultural Mundial é baseado em um movimento da sociedade civil que inclui organizações não-governamentais e governamentais, instituições nacionais e internacionais, além de gestores, artistas, intelectuais e agentes culturais dos quatro cantos do mundo.
 
Representantes de dezenas de países vão participar da edição 2006, a ser realizada de 24 a 30 de novembro, no Rio de Janeiro, e de 1 a 3 de dezembro, em Salvador. Os focos geopolítico e geocultural da edição 2006 do Fórum Cultural Mundial estarão concentrados na África, no Caribe, no Pacífico e nos países ibero-americanos.


 


No centro do fórum está a Convenção Global, um espaço aberto para discussão e pesquisa sobre perspectivas culturais e realidades sociais de todo o mundo, estimulado por painéis, palestras, seminários, oficinas, debates e provocações.


 


Além da convenção, ocupam lugar de destaque os Eventos Associados, que envolvem uma série de encontros entre autoridades e representantes de redes e fundações culturais; uma Programação Artística, voltada basicamente para a diversidade cultural brasileira e latino-americana; e, ainda, lançamentos de programas, projetos e eventos internacionais.


 


Depois dessa segunda edição no Brasil, o Fórum Cultural Mundial deverá ser realizado a cada dois anos em um país diferente.


 


Fonte: MinC e site do Fórum Cultural Mundial