CUT-SP acusa e repudia golpismo no Sintratel

Nota da CUT-SP alerta para as investidas golpistas no Sintratel. O texto corrobora a posição da Comissão Política Municipal do PCdoB de São Paulo, que denunciou: “No dia 20 de setembro (…), um grupo formado por uma minoria de diretores (…) reuniu-se n

AOS OPERADORES E OPERADORAS DE TELEMARKETING


 


PELA DEMOCRACIA! CONTRA O GOLPISMO NO SINTRATEL!


 


O Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing (Sintratel) foi vítima de uma tentativa de golpe. As diretoras Valmira Luzia e Adriana Santiago, no afã de realizar seus projetos particulares de poder, se auto-proclamaram como a “Nova Diretoria”, através de uma reunião que sequer contou com a presença da maioria dos dirigentes. Como não têm base na categoria, os golpistas tentaram, pelo “tapetão”, o que sabem não conseguir pelo voto.


 


Ao jogar pela divisão e pelo enfraquecimento do Sindicato, especialmente num momento de campanha salarial, os golpistas fizeram coro com os patrões. Não por acaso, tiveram pressa em endossar a proposta patronal (1,91% de reajuste e R$100 de PLR), que já havia sido anteriormente rejeitada. Uma verdadeira traição aos interesses da categoria, já que essa posição prejudica o andamento do processo no TRT-SP. São pessoas sem apreço pela democracia e pelos trabalhadores. São pessoas que envergonham o sindicalismo.


 


A tentativa de golpe foi repelida pela justiça, por todo o movimento sindical e, principalmente, pela base. O sindicalismo combativo não vai ficar à mercê de aventureiros. Nem permitirá o precedente de ver desrespeitadas as eleições e a democracia sindical para atender aos carreiristas de plantão.


 


O sindicato, além de entidade representativa, deve ser um instrumento de formação da consciência dos trabalhadores. Por essa importância, a luta sindical deve ser pautada pela democracia, pelo respeito absoluto à vontade da maioria e pela solidariedade entre os trabalhadores. São estranhas ao sindicalismo atitudes que sobreponham os interesses individuais aos coletivos, que desagreguem e enfraqueçam a entidade dos trabalhadores para viabilizar projetos pessoais.


 


Por isso, o movimento sindical vem a público prestar solidariedade aos verdadeiros representantes dos trabalhadores, a diretoria encabeçada pelo companheiro Marcos Emílio, e repudiar quaisquer atitudes divisionistas e que contrariem o voto soberano da categoria.


 


Pela democracia, abaixo às tentativas golpistas! Pelo fortalecimento do Sintratel e do movimento sindical!


 


CUT/SP – Central Única dos Trabalhadores