Ato político em Brasília defende reforma democrática e pluripartidária

''Por uma Reforma Política, Democrática e Pluripartidária'', os partidos políticos PCdoB, PRB, PSB, PSol e PV realizam ato político na próxima quarta-feira (29), às 10 horas, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, em Brasília. Participam do

O evento quer chamar a atenção da opinião pública sobre a necessidade e importância da reforma política, mas destacará a luta dos partidos promotores do evento contra a cláusula de barreira. Um dos convidados para o ato, o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, coordenador do Laboratório de Estudos Experimentais (Leex) da Universidade Candido Mendes (Ucam), no Rio de Janeiro, faz análise da questão, respaldando o discurso das legendas que são contrárias à medida.


 


Então essa democracia de massa, que é uma coisa inédita, está ensinando coisas novas. E de novo aparece a enorme ameaça para os conservadores da invasão dessa massa tanto quanto candidatos – pessoas esquisitas, com nomes estranhos – quanto como eleitores. Deixou de ser um jogo entre famílias e de pessoas conhecidos. Isso traz muita ameaça aos tradicionais participantes da política.


 


''Se você examinar os dados que já existem, a existência de partidos não traz rigorosamente nenhum defeito para o funcionamento da democracia'', disse, em entrevista à Revista Carta Maior, confirmando as denúcias de que o propósito da medida é eliminar da vida política brasileira os partidos ideológicos.


 


Estratégia do conservadorismo


 


''Na verdade, quando se coloca o problema do número de partidos, não se está pensando nesses ''partidecos'', está se pensando em tirar o PSB e o PCdoB, por exemplo. São partidos médios consolidados, que têm realmente políticas próprias, histórias. São esses que eles estão visando e não os partidecos, com pessoas exóticos. Eles dão esses exemplos para justificar, mas eles não têm a menor relevância. É a estratégia contemporânea do conservadorismo numa subversão histórica da estratégia inicial'', explica.


 


O evento pretende reunir ainda juristas importantes como Paulo Brossard e Paulo Bonavides; os ministros da Cultura, Gilberto Gil, do PV; Orlando Júnior, do PCdoB; e Sérgio Rezende, do PSB, representantes da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Nacional do Estudantes (Une), União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), União da Juventude Socialista (UJS), entre outros.


 


De Brasília
Márcia Xavier