Uefa lamenta escândalo de arbitragem na França, diz Le Monde

O jornal francês Le Monde publicou nesta quarta-feira (22/11) um relatório da União Européia de Associações de Futebol (Uefa) em que a entidade que rege o futebol europeu  lamenta que a federação local não tenha tomado medidas contra um

O texto, que é de 2004, foi elaborado após a publicação das primeiras informações sobre o “caso dos celulares”, trama que envolvia Xavier Pettinato, filho do presidente da Federação da Córsega de Futebol, num possível caso de corrupção de árbitros.


 


Ele estaria vendendo celulares e material de informática a preços mais vantajosos, supostamente com o intuito de coagi-los a favor de seus interesses.


 


O caso, descoberto em 2003 pela Federação Francesa de Futebol (FFF), não teve conseqüências disciplinares e acabou com o pedido de demissão do chefe do departamento de arbitragem, Michel Vautrot, farto de denunciar os fatos sem obter resposta.


 


Segundo o Le Monde, a Uefa enviou um relatório à FFF porque os responsáveis do organismo não levavam o caso a sério.


 


Em junho, o nome de Pettinato voltou a aparecer na Justiça por estar ligado a um caso envolvendo contratos fraudulentos de construção de centros de treinamento em várias cidades.


 


Pettinato teria utilizado o nome da LFP (Liga de Futebol Profissional) para conseguir os contratos, mas a instância que representa os clubes nega qualquer relação com o acusado.


 


A LFP denunciou Pettinato em setembro. Por sua vez, ele nega qualquer relação com o chamado “caso dos celulares”.