Tarso: Governo de coalizão pode envolver sete partidos

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, afirmou nesta quarta-feira (22) que a expectativa do Planalto é de que a coalizão de governo proposta para o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva inclua sete partidos.

“Temos a certeza de que o PT, o PSB e o PCdoB participarão. Assim como temos a convicção de que o PMDB também vai participar. O PV fez uma reunião e também falou de seu desejo de participar. O PP e o PL ainda estão discutindo”, relatou.


 


A declaração foi dada após a reunião de hoje entre o presidente Lula e integrantes da Executiva Nacional do PMDB – na qual o partido praticamente selou seu apoio ao governo.


 


Tarso fez questão de destacar que a montagem de uma coalizão é um processo bem mais lento e complexo que a simples montagem de um ministério.


 


Sua expectativa é de que até o início de dezembro todos os partidos aliados já tenham uma definição institucional sobre o assunto.


 


Ainda segundo Tarso, o presidente Lula vai cobrar dos aliados responsabilidade com as áreas que administrarem, além de votos no Congresso.   


 


Esses, segundo o ministro, foram os recados transmitidos por Lula na reunião que teve com o PMDB. “Uma das preocupações que o presidente Lula manifestou é que não existe racionalidade ou capacidade de governar se o partido da coalizão não mantiver 80% a 90% de sua base”, contou.


 


A mesma agenda mínima da coalizão apresentada ao PMDB foi entregue nesta quarta-feira ao PT e será repassada aos demais partidos aliados que vierem a participar do governo.


 


Embora o próprio presidente Lula já tenha afirmado que só tratará de ministério após a sucessão na Câmara e Senado – que deverá ocorrer em 15 de fevereiro – o ministro afirmou que “não está consolidado que o presidente tome posse com o ministério velho”. 


 


Com informações da Agência Estado