ONU: 3.709 civis assassinados no Iraque em outubro

O número de civis mortos no Iraque em um mês atingiu um número recorde em outubro, com 3.709 vítimas mortais, segundo relatório das Nações Unidas divulgado nesta quarta-feira em Bagdá

O balanço anterior indicava que julho havia sido o mês mais sangrento, com 3.590 assassinatos de civis registrados.


 


Para as Nações Unidas, a principal causa dos assassinatos é a violência entre grupos de diferentes confissões religiosas, ocultando porém a ocupação anglo-americana como a principal causa da situação caótica do país.


 


Segundo o relatório, o total de 3.709 vítimas mortais durante o mês de outubro resulta em uma média de 119 mortos por dia, o que demonstra a incapacidade da polícia iraquiana e das forças de ocupação americanas em garantir a segurança da população civil no país.


 


Considerados os meses de setembro e outubro, chega-se a 7.054 assassinados (3.345 em setembro), de acordo com os dados fornecidos pelos hospitais e institutos médico-legais do país. Esta cifra totaliza ainda as dezenas de cadáveres que a polícia encontra todos os dias.


 


“Dezenas de corpos de pessoas aparentemente executadas, com as mãos cortadas, os olhos vendados e com claros sinais de tortura continuam a aparecer em diferentes zonas de Bagdá”, sublinha o relatório, evidenciando que os esquadrões da morte supostamente instalados pelo ministério do Interior há 8 meses ainda estão atuando no país.