Milhares de sul-coreanos protestam contra TLC com EUA

Milhares de manifestantes saíram nesta quarta-feira (22/11) às ruas nas principais cidades da Coréia do Sul para protestar contra o Tratado de Livre-Comércio (TLC) negociado por Seul e Washington.

Mais de 70 mil pessoas participaram dos protestos, organizados em treze cidades sul-coreanas, e 5 mil manifestantes, segundo cálculos da polícia, se reuniram em frente à Prefeitura de Seul para expressar seu repúdio à assinatura do tratado.


 


O governo sul-coreano ordenou a mobilização de 7 mil policiais antidistúrbios para impedir desordens nas ruas. Não há informações sobre incidentes graves.


 


Em comunicado, a Aliança contra o TLC Coréia-EUA afirmou que Washington obriga Seul a fazer concessões ''humilhantes'' nas negociações e criticou o Governo sul-coreano por acelerar a assinatura do tratado e não ouvir as vozes contrárias ao acordo.


 


Além disso, a organização advertiu que organizará protestos similares em 29 de novembro e 6 de dezembro.


 


No setores agrícolas e industriais do país existe um temor que a assinatura desse tratado com os EUA provoque desemprego e achatamento salarial.


 


Um dos maiores temores dos agricultores sul-coreanos se refere ao cultivo de arroz, que poderá ficar arruinado se for permitida no mercado a entrada livre de impostos do produto estadunidense.