Relatório secreto da CIA desmente acusações contra Irã

A Casa Branca reconheceu nesta terça-feira (21/11) a existência de um relatório secreto da CIA que informa não ter encontrado indícios de que o Irã tenha um programa nuclear secreto para produzir armas nucleares.

Uma fonte disse, porém, que a Casa Branca foi hostil ao relatório. Foi mais uma vez o jornalista Seimour Hersh, num artigo da New Yorker, que revelou a existência do relatório.


 


Hersh disse que um mês antes das eleições o vice-presidente Dick Cheney afirmou numa reunião que uma eventual vitória dos democratas nas eleições não impediria a administração Bush de prosseguir no caminho de uma ação militar no Irã. Cheney garantiu que a Casa Branca iria contornar qualquer legislação restritiva.


 


As conclusões do relatório da CIA tornaram a opção militar para o Irã mais difícil, mas uma fonte disse a Hersh que Cheney não lhe deu muita importância. “Eles não estão à procura de uma arma que esteja soltando fumaça”, disse a fonte, referindo-se às conclusões do relatório.


 


“Eles estão à procura de um grau de conforto suficiente para cumprir a missão”. O raciocínio seria que se a CIA não encontrou vestígios de uma bomba atômica iraniana, isso diria apenas que o Irã está “escondendo bem” o suposto aparato atômico.