Kofi Annan afirma que Iraque virou atoleiro para EUA

Para o secretário-geral da ONU, os Estados Unidos estão numa situação difícil no Iraque, pois não podem continuar sua ocupação ilegal, muito menos deixar o país, em uma derrota completa.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, afirmou nesta terça-feira (21/11) em Genebra,  que os Estados Unidos estão num ''atoleiro'' no Iraque, porque ''não podem ficar nem sair'' de lá. Annan afirmou que Washington deve considerar que o momento que escolher para se retirar do Iraque ''não deve levar a uma maior deterioração da situação'' no país.


 


''Deve-se chegar a um nível no qual se os EUA se retirarem, os iraquianos sejam capazes de manter por eles mesmos um ambiente razoável de segurança'', afirmou Annan na última entrevista coletiva na sede européia das Nações Unidas, em Genebra.


 


O secretário-geral da ONU, que concluirá seu mandato em 31 de dezembro, disse que é ''fundamental a participação dos países vizinhos'' para se conseguir a ''estabilização'' do Iraque.


 


Relações retomadas


 


Iraque e Síria anunciaram nesta terça-feira a restauração de relações diplomáticas, após 25 anos de ruptura.


 


O anúncio foi feito em entrevista coletiva em Bagdá dos ministros de Relações Exteriores do Iraque, Hoshiyar Zebari, e da Síria, Khaled al-Moualem.


 


A Síria rompeu suas relações diplomáticas com o Iraque em 1982, após acusar o país vizinho de incitar rebeliões fundamentalistas islâmicas no país.


 


Além disso, foi o único país árabe que apoiou o Irã na guerra de 1980 a 1988 contra o Iraque.