China e Índia fecham acordos para crescer juntos

A Índia e a China concordaram na terça-feira em intensificar suas relações econômicas e em renovar os esforços para resolver as disputas fronteiriças, afirmando haver espaço suficiente para que os dois cresçam juntos sem ferir os interesses um do outro.

A nova declaração feita pelos países vizinhos surgiu depois de negociações entre o presidente chinês, Hu Jintao, e o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh.


 


Hu chegou a Nova Délhi na segunda-feira para realizar uma visita de quatro dias, a primeira de um presidente chinês desde 1996 e a segunda da história. “O presidente Hu e eu concordamos ser auspicioso o futuro para o desenvolvimento simultâneo da China e da Índia”, afirmou Singh, em declarações feitas ao lado do dirigente chinês.


 


“Há espaço suficiente para os dois países se desenvolverem juntos e apoiando-se mutuamente ao mesmo tempo em que não descuidam das preocupações e aspirações um do outro, conforme convém a bons vizinhos e parceiros de benefícios mútuos”, afirmou.


 


Os dois líderes disseram que se esforçarão para dobrar o volume do fluxo comercial entre seus países até 2010, para 40 bilhões de dólares, e também concordaram em resolver a disputa iniciada décadas atrás sobre uma área de fronteira. “Nós dois acreditamos que a solução rápida da questão fronteiriça servirá aos interesses fundamentais de nossos dois países e representa um objetivo estratégico comum dos dois países”, disse Hu.


 


Resolver fronteiras


 


As tensões a respeito da fronteira, nunca demarcada, ressurgiram na semana passada, quando o embaixador da China reafirmou que seu país defende a soberania chinesa para o Estado de Arunachal Pradesh, em disputa entre os dois países desde a guerra de 1962.


 


O ministro indiano das Relações Exteriores, Shiv Shankar Menon, disse que os dois países já haviam se decidido anos atrás a não permitir que a disputa pelo território atrapalhasse a cooperação em outras áreas. “Teríamos um grande ganho estratégico se conseguíssemos resolver isso amanhã, e ambos os lados desejam resolver isso em breve. Mas isso não prejudicará o restante de nossas relações”, afirmou o ministro em uma entrevista coletiva concedida mais tarde.


 


Dez pontos


 


A estratégia econômica a ser adotada entre as duas nações pretende também explorar totalmente o potencial de cooperação em um leque muito amplo de áreas estratégicas, melhorando e ampliando as relações entre os dois países a um nível superior.


 


Os dez pontos nos quais se sustentarão a estratégia de cooperação são



  1. Assegurar um desenvolvimento nas relações bilaterais

  2. Reforçar os vínculos institucionais e os mecanismos de diálogo

  3. Consolidar os intercâmbios econômicos e comerciais.

  4. Expandir a cooperação que beneficie os dois países.

  5. Chegar a um ambiente de confiança mútua por meio de cooperação em matéria defensiva.

  6. Buscar uma rápida solução para questões cruciais.

  7. Promover a conexão e a cooperação na fronteira entre os dois países.

  8. Aumentar a cooperação em Ciência e Tecnologia.

  9. Revitalizar os laços culturais e os intercâmbios entre as pessoas.

  10. Expandir a cooperação nos cenários regionais e internacionais.

 


A Índia é o terceiro país que Hu Jintao visita na Ásia, após breves passagens pelo Vietnã e pelo Laos, e que deverá ser encerrada com uma visita ao Paquistão na próxima sexta-feira.