Bolívia vê semana de protestos pró e contra reforma agrária

O poderoso grupo de empresários bolivianos da região de Santa Cruz fará um protesto nesta terça-feira (21/11) contra a lei de terras impulsionada pelo presidente Evo Morales, ao mesmo tempo em que centenas de manifestantes indígenas avançam de diversos po

Os produtores agrícolas, contrários à política de Evo que visa a reversão de terras improdutivas em mãos de latifundiários, confirmaram a passeata “Semear trabalho, colher emprego”, que ligará as cidades de Warnes e Santa Cruz (leste), separadas por 40 km.



Os produtores se opõem radicalmente que o Senado dê sinal verde à lei, já aprovada pela Câmara de Deputados, de maioria governista.



Em defesa da política agrária de Morales, pelo menos três grupos de manifestantes indígenas e camponeses avançam para La Paz a partir do centro e dos Andes bolivianos.



A primeira coluna de indígenas, que partiu há três semanas de comunidades do leste da Bolivia, retomou sua marcha a partir de Villa Tunari, no centro da região cocaleira de Chapare.



A segunda caminha por um tortuoso e perigoso caminho de terra dos vales agrícolas dos Yungas e está a poucos dias de alcançar La Paz, sede do Executivo e do Legislativo bolivianos.



A terceira, que reúne camponeses aymaras e quechuas e até operários das províncias de Cochabamba e Oruro, marchava da cidade andina de Sica Sica, a 130 km de La Paz.



Leia também:
Evo conta com apoio popular para promover reforma agrária
Bolívia: 97% das terras cultiváveis são de grandes empresários
Oposição a Evo se articula contra reforma agrária na Bolívia