Petrobras: mistura de até 20% de biodiesel já é possível

Estatal também anuncia aumento de 5,8% da produção em outubro

O gerente executivo de Desenvolvimento Energético da Petrobras, Mozart Shmitt de Queiroz, disse que já seria possível no Brasil, teoricamente, a mistura de até 20% de óleo vegetal, o biodiesel, ao óleo diesel comum. Segundo ele, esta proporção de 20% já foi testada e é utilizada fora do Brasil. “Há uso na Europa de até 50% sem desgaste de veículos. No Brasil, infelizmente existe um lobby dos fabricantes de veículos, que impede testes acima dos 5%”, comentou. Pela legislação atual, a mistura de 2% será obrigatória em todos os postos a partir de 2008. No mesmo período, fica autorizada a mistura de 5%, que passa a ser obrigatória a partir de 2013. “Há condições suficientes de o Brasil encurtar este prazo entre uma e outra mistura e até mesmo ampliar gradualmente o porcentual de adição”, disse ele.


 


Indagado sobre a oferta do biodiesel no país, Shmitt lembrou que para abastecer integralmente todos os veículos movidos com diesel com a mistura de 2% seriam necessários 800 milhões de litros de biodiesel anuais. Já para a mistura de 5% seriam necessários 2 bilhões de litros anuais. “Se considerarmos a produção atual de óleo de soja de 10 bilhões de litros e o consumo atual de diesel, de 40 bilhões de litros, já percebemos que seria possível a mistura de 20%, sem considerar as plantas de biocombustível que estão surgindo em todo o país”, disse.


 


Segundo ele, a oferta é “crescente” e já seria “suficiente nos dias de hoje, se houvesse maior incentivo à fabricação de óleo de soja, no lugar dos incentivos à exportação de grãos. O que não faz sentido é o Brasil exportar grãos e importar diesel”. Um empecilho para o aumento na adição do biocombustível ao diesel, lembrou Shmitt, é a variação de preços no mercado internacional. “Quando o programa do biodiesel começou, o preço do petróleo estava nas alturas, batendo na casa dos 70 dólares por barril, e ninguém sabia onde iria parar. Em comparação, na mesma época, o óleo de soja estava em baixa no mercado internacional. Hoje, esta proporção inverteu. Então tem que haver uma constante avaliação para saber o ponto de equilíbrio nesta substituição”, argumentou.


 


 


Produção


 


 


A Petrobras informou que aumentou em 5,8% sua produção média exclusiva de petróleo em outubro, em relação ao mesmo mês em 2005. Segundo nota divulgada nesta sexta-feira, a produção em outubro atingiu a 1,821 milhões de barris diários. Esse volume também corresponde a um aumento de 1,8% se comparado ao registrado em setembro deste ano.De acordo com a estatal, a elevação decorreu, principalmente, da entrada em operação de três novos poços produtores na plataforma P-50, no campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos.A Petrobras ainda informou no comunicado que, considerando também sua produção de condensado e gás natural, o volume produzido no Brasil no mês de outubro atingiu a 2,058 milhões de barris equivalentes por dia, um aumento de 5,6% sobre outubro do ano passado e de 2,2% sobre setembro de 2006.


 


Considerando também a produção no exterior, o volume produzido em óleo equivalente pela Petrobras atingiu a 2,343 milhões de barris por dia, 4,7% maior que o produzido em outubro de 2005 e 1,6% superior a setembro deste ano.De acordo com a nota, o volume de petróleo e gás natural, em barris equivalentes de óleo proveniente dos oito países onde a Petrobras mantém ativos de produção, chegou a 240,253 mil barris por dia em outubro, volume 2,7% menor em relação a setembro e 0,8% a menos dos que o mês de outubro de 2005.Já a produção de gás natural nos campos nacionais foi de 44,824 milhões de metros cúbicos diários, 4,4% maior do que o total alcançado em setembro e 3,5 % acima do que foi produzido em outubro de 2005.


 


Com agências