Caminhada histórica em Salvador lembra a luta de Zumbi

Há 27 anos, desde quando foi instituído o Dia Nacional da Consciência Negra, a Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN) realiza a histórica Caminhada Zumbi dos Palmares, em Salvador (BA). A marcha, que tem concentração no Campo Grande e segue e

O tema da caminhada deste ano, que começa às 15 horas, no Campo Grande, será a defesa da implantação do sistema de cotas e do Estatuto da Igualdade Racial.  ''Queremos mudar os índices socioeconômicos em que se encontra a comunidade negra.  Através de um diagnóstico concreto, em que o quesito raça/cor delineie os números reais dessas várias formas de violência racial, teremos a comprovação daquilo que sempre denunciou o movimento negro: vivemos sob um verdadeiro genocídio contra o povo negro brasileiro'', diz o texto da CONEN.


 


Este ano grandes ídolos negros serão homenageados, como Lélia Gonzáles, Mário Gusmão, Luis Orlando, Lino Almeida (esses em memória), e os artistas, Lecy Brandão, Lázaro Ramos e Zezé Motta, com a Medalha Zumbi dos Palmares, em solenidade, às 19 horas, na Câmara Municipal de Salvador.


 


''O 20 de Novembro é o dia de irmos às ruas. A voz do povo negro não pode mais ser calada. Queremos a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial. O sistema de cotas não pode ser encarado com uma esmola ou como um favor.  Não queremos continuar na Base da Pirâmide. A comunidade negra sabe que não dá mais para segurar, é hora de gritar'', diz ainda os organizadores do evento, para quem as medidas vão garantir a reparação aos anos de segregação e prconceito.


 


A caminhada tem concentração marcada às 15h no Campo Grande, e encerra as atividades na Praça Municipal, em frente a Prefeitura. A vereadora Olívia Santana (PCdoB) participa da marcha todos os anos, desde a década de 1980. Este ano, ela entrega a Medalha Zumbi dos Palmares ao ator Lázaro Ramos.


 


Grande herói


 


O homenageado declara que ''receber a medalha é muito importante e tem um significado ainda mais especial. ''Para mim é um grande afago receber essa homenagem da minha terra, do lugar que me deu régua e compasso. Ainda mais uma honraria que tem o nome de um grande herói e foi o meu primeiro protagonista no teatro, Zumbi dos Palmares, que é uma referência de resistência para todos nós negros, das mãos de uma mulher admirável que é Olívia Santana. Fico muito envaidecido e feliz'', disse o ator.


 


Lázaro Ramos coleciona prêmios e honrarias pelas suas atuações inesquecíveis. Além do seu trabalho no carnal aberto, no Canal Brasil, o programa Espelho da Raça, que aborda temas e questões sobre o racismo existente no Brasil. A entrega da medalha ao ator, que em 1995 interpretou no teatro o grande líder negro Zumbi dos Palmares, faz parte da série de atividades que a Comissão de Reparação promoverá para celebrar os 35 anos do Dia Nacional da Consciência Negra.


 


Em 20 de novembro de 1695, há 311 anos, o maior líder negro, que se tem noticia, era brutalmente assassinado. A data da sua morte ficou por muito esquecida, mas na década de 1970 o movimento negro brasileiro começou a reivindicar o direito de celebrar a memória de Zumbi dos Palmares e a partir de 1971, o 20 de novembro se tornou o Dia Nacioal da Consciência Negra.


 


De Brasília
Márcia Xavier
Com dados da Assessoria da Vereadora Olívia Santana