Bush é recebido na Indonésia com gritos de ''assassino''

Milhares de pessoas saíram às ruas das principais cidades da Indonésia nesta segunda-feira para protestar contra a visita oficial do presidente americano, George W. Bush.

O governo aumentou os efetivos policiais que protegem a embaixada americana em Jacarta e postou 27 mil agentes de segurança na cidade e em Bogor, 55 quilômetros ao sul da capital, onde Bush se reunirá nesta tarde com o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono.


 


Habib Assegaf, presidente da Aliança de Organizações Muçulmanas Unidas, assegurou à agência de notícias Antara que espera que pelo menos 30 mil pessoas participem dos protestos convocadas em Bogor.


 


Ontem, em Jacarta, membros do Partido da Justiça e da Prosperidade (PKS), uma formação muçulmana tradicionalista, concentraram-se diante de uma mesquita para protestar contra Bush.


 


O líder do PKS, Tifatul Sembiring, saudou os representantes do partido que viajarão a Bogor, cidade onde Bush será recebido e onde se espera um grande protesto hoje. Em outro bairro de Jacarta, milhares de integrantes do Foro Muçulmano, organização que agrupa 80 movimentos religiosos, seguiram em passeata para o palácio presidencial.


 


Os manifestantes levavam bandeiras com o retrato de Bush e gritavam palavras de ordem. Entre os oradores, Habib Rizqie, líder da Frente dos Defensores do Islã (FPI), queria a morte de Bush para vingar os muçulmanos massacrados pelos EUA no Iraque e em outros locais do planeta. “É permitido pelo Islã derramar seu sangue. Não apenas é permitido, mas é uma obrigação” de todo muçulmano, segundo afirmou.


 


Sem passar por Jacarta, Bush permanecerá por cerca de cinco horas na cidade de Bogor, a 60 quilômetros na ilha de Java, onde jantará com o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono.


 


A Indonésia é o país de maior população muçulmana do planeta, com 90% de seus 220 milhões de habitantes crentes muçulmanos. A imensa maioria da população repudia o apoio americano a Israel e a ocupação  do Iraque pelas tropas dos Estados Unidos.


 


As ruas centrais de Bogor foram fechadas para o tráfego e alambrados foram instalados ao longo das vias  que cercam o Jardim Botânico, onde o presidente americano aterrissará.


 


A segurança também foi reforçada na base aérea de Halim Perdanakusuma, no leste de Jacarta, onde aterrissará o avião presidencial sob a estrita vigilância de dois helicópteros Black Hawk da Força Aérea americana.


 


Os protestos, iniciados no começo deste mês, foram se intensificando com a proximidade da visita e no domingo centenas de manifestantes em Jacarta saíram às ruas gritando “Fora Bush, assassino” e “criminoso de guerra”.