Ortega defende o fim da divisão entre EUA e a América Latina

O presidente eleito da Nicarágua, Daniel Ortega, defendeu neste sábado (18/11) acabar com a separação que existe entre os Estados Unidos, a América Latina e o Caribe, já que, no seu entender, o ideal seria alcançar “a unidade de todas as Américas”.

Ortega se reuniu com um grupo de 25 acadêmicos dos EUA que realizam em Manágua sua 56ª convenção anual para debater diversos aspectos da problemática Latino-Americana. O líder sandinista indicou que os EUA aparecem como um continente que se relaciona com outro, que é a América Latina, e a sensação que dá é de separação.



“A sensação (que dão estas relações) é que se pensa seriamente na unidade. Nós lutamos pela unidade latino-americana, centro-americana e caribenha, porque o ideal é a unidade de todas as Américas”, disse Ortega.



“Enquanto isso”, acrescentou Ortega, “o que temos são Tratados de Livre-Comércio (TLC) que são questionados na América Latina e nos Estados Unidos, porque não encontram um verdadeiro consenso nas Américas pela forma como estão colocados”.



“Não é um tratado que esteja pensado no que são as assimetrias que existem entre as economias como a dos EUA com grandes possibilidades para subsidiar seus agricultores e as pequenas economias centro-americanas onde há proibições para subsídios”, acrescentou Ortega.



Segundo ele, “é fundamental que os EUA entendam que, por razões de justiça, eqüidade e de sua própria estabilidade, eles tenham a capacidade de trabalhar com todo o continente uma política comunitária em termos parecidos à qual veio trabalhando a União Européia (UE)”, completou.