Turismo: Brasil tem recorde de visitantes estrangeiros

No primeiro semestre deste ano, o Brasil recebeu cerca de 3,4 milhões de turistas estrangeiros, que deixaram no país aproximadamente US$ 2,2 bilhões. O montante representa um crescimento de 10% em relação ao período de janeiro a junho de 2005, quando a co

“Os números que a gente afere em 2006 com gastos e desembarque são recordes”, disse o diretor de Marketing e de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Márcio Nascimento.



Em relação ao desembarque de turistas estrangeiros, o crescimento não foi tão expressivo: 3,3 milhões visitaram o Brasil no mesmo período do ano passado.



“Não houve um aumento tão significativo em quantidade de pessoas. Mas o gasto  que eles estão deixando no país é maior. Ou seja, a gente está tendo um turista mais qualificado, que tende a gastar um pouco mais que os outros”.



No acumulado do ano até setembro, os gastos de turistas estrangeiros cresceu 12,74%, na comparação com igual período de 2005, quando a receita apurada foi de US$ 2,845 bilhões.



Aniversário
O Embratur comemora nesta semana 40 anos de fundação. De acordo com Nascimento, o bom desempenho do setor é fruto da mudança de foco de atuação do instituto, que a partir de 2003 passou a trabalhar de forma exclusiva na promoção do turismo no exterior.



Criado em 1966 no Rio de Janeiro, o Embratur passou a ser considerado autarquia especial em 1991, ganhando a condição de instituto, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional da Presidência da República.