Comunista libanês recorda heroísmo da Resistência

Durante a abertura do Encontro Internacional de Solidariedade à Resistência Libanesa, em Beirute, o pronunciamento do secretário-geral do Partido Comunista Libanês, Khaled Hadade, foi marcado pela emoção e entusiasmo. Sentado ao lado direito do vice-secre

Interrompido em diversas oportunidades por estrepitosos aplausos, o camarada Khaled   lembrou que não foram poucos os lideres políticos libaneses que acusaram de aventureirismo a Resistência e apelaram pelo desarmamento, mas que, em contraste, não foram poucos os lideres revolucionários, inclusive alguns dirigentes de partidos comunistas irmãos que vieram se somar ao povo libanês no momento em que o país estava sendo bombardeado e disseram ao povo libanês: “Vocês vencerão”. Ele lembrou particularmente o exemplo da dirigente comunista grega Aleka Papariga que veio ao Líbano nos primeiros dias desde o inicio dos bombardeios e hipotecou total solidariedade aos combatentes.


 


O secretário-geral do PC libanês lembrou ainda que Condoleezza Rice, a secretaria de Estado dos EUA, fez pouco caso das mortes de crianças, mulheres e anciãos do Líbano e das destruições, dizendo que eram as “dores do parto” do novo Oriente Medo. Hoje, diz o amarada Khaled , o que se vê é que o novo Oriente Médio esta nascendo da luta não só do povo libanês, como também dos povos palestino e iraquiano.


 


Khaled Hadade também se referiu à relações do PC com a religião islâmica: ” Os comunistas libaneses, e em todo o mundo árabe, estavam antes em conflito com os
religiosos islâmicos e não faltaram mesmo dirigentes de esquerda que se prestaram a se aliar aos imperialistas norte-americanos para combater o fundamentalismo islâmico. Mas a resistência libanesa mostra outro cenário – que é possível a união para lutar e derrotar o imperialismo , união sobre bases democráticas e sem descriminações mútuas.”


 


O dirigente comunista demonstrou que a base dessa união não poderia ser outra senão a luta: “O PCL respeita e venera o sangue derramado pelos comunistas na anterior guerra civil e também nesta ultima guerra, durante a resistência aos ocupantes e agressores israelenses. Orgulhamo-nos também de ter derramado o nosso sangue lado a lado com os combatentes do Hezbolá”.  Na opinião de Khaled Hadade não só os imperialistas norte-americanos e os sionistas israelenses foram derrotados, as também os regimes árabes antidemocráticos e o próprio regime confessionalista e comunitarista libanês, baseado na representação das comunidades religiosas nos poderes nacionais.


 


Na sua opinião o Líbano está vivendo uma nova conjuntura política propícia a superar esse regime e construir uma verdadeira democracia política”.  Também tomara a palavra no ato de abertura do Encontro Internacional de Apoio à Resistência Libanesa o ex-primeiro mnistro Salim el-Hoss, Nafah Wakim, do Movimento do Povo e representantes da Ásia, Europa e América Latina.


 


De Beirute, José Reinaldo Carvalho