Vale fecha contratos de longo prazo na China

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) anunciou que assinou novos contratos e aditivos de contratos já existentes com um grupo de siderúrgicas chinesas para fornecimento de minério de ferro.

Os contratos, todos de longo prazo, envolvem um volume médio adicional de vendas de 19,4 milhões de toneladas anuais — entre 2007 e 2017 — e de 8,1 milhões de toneladas ao ano — entre 2018 e 2031. ''Estes contratos contribuem para reforçar o relacionamento da CVRD com a China e refletem sua posição como o mais importante fornecedor de minério de ferro de alta qualidade para o mercado chinês'', divulgou a mineradora brasileira em comunicado.


 


Em setembro, a Vale já havia anunciado a assinatura de dois contratos de longo prazo para o fornecimento de minério de ferro a siderúrgicas chinesas. Os contratos foram fechados após a definição, em junho deste ano, do índice de reajuste do minério de ferro que a Vale comercializa com as siderúrgicas chinesas. Apesar de, pela primeira vez, terem unido forças para negociar com seus grandes fornecedores mundiais, as siderúrgicas da China tiveram de aceitar aumento de 19% dos preços do minério de ferro.


 


Os chineses estavam determinados em conseguir um reajuste muito menor da matéria-prima, mas, aceitaram a proposta da mineradora brasileira depois que siderúrgicas de outros países concordaram com a elevação de até 19%. Embora o reajuste não tenha agradado as siderúrgicas chinesas, ficou bem abaixo do aumento de 2005, que chegou a 71,5%.


 


 


Com agências