Palco da maior Parada GLBT, São Paulo terá Parada Negra

São Paulo vai festejar o Dia da Consciência Negra com um evento similar à Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros). É a primeira edição da Parada Negra, marcada para a próxima segunda-feira (20/11), na Avenida Paulista.

De acordo com os organizadores, o evento deve reunir 10 mil pessoas. A concentração será às 12 horas, no vão livre do Masp. Em seguida, ocorre uma cerimônia multi-religiosa, além de apresentações de capoeira e hip hop.


 


Dojival Vieira, um dos integrantes da comissão organizadora, disse esperar “a maior manifestação negra e anti-racista já ocorrida em São Paulo”. Segundo Dojival, “todos os grupos, correntes, entidades e organizações estarão unidas neste 20 de novembro”, exatamente o Dia da Consciência Negra.


 


A 3ª Marcha da Consciência Negra deve começar às 15 horas, numa passeata da Avenida Paulista até o Parque do Ibirapuera. Neste ano, a marcha integra o calendário da 5ª Semana de Cultura Negra da Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde um ato finalizará as comemorações do dia.


 


O evento na Alesp foi uma iniciativa do deputado estadual Nivaldo Santana (PCdoB-SP), autor do projeto que deu origem à Semana de Cultura Negra.


 


Outras atividades
No domingo, um dia antes da Parada, acontece a entrega do Troféu Raça Negra 2006, na Sala São Paulo. O evento será  promovido pela Afrobras (Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural) e terá também o show “Alcione e Emílio Convidam”.


 


Um almoço com participantes da premiação marcará, na segunda-feira, a inauguração do centro de inclusão digital da UniPalmares. O centro será aberto à população e disponibilizará 180 cursos.


 


Os eventos do Dia da Consciência Negra terminarão no dia 24, sexta-feira, quando o Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo realiza, no Memorial da América Latina, o seminário “Superando o Racismo: Consolidando as Políticas de Ações Afirmativas”.


 


Da Redação, com Folha Online