Governo cria grupo interministerial para crise nos aeroportos

O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (16) a portaria interministerial que cria o grupo de trabalho para analisar o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. O grupo deverá apresentar as conclusões dos seus trabalhos em até 60 dias.

Segundo a portaria, a equipe será coordenada pelo ministro da Defesa, Waldir Pires, e terá representantes dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, da Advocacia Geral da União, do Comando da Aeronáutica, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e de três instituições da sociedade civil a serem escolhidas pelo ministro da Defesa.



Na última terça-feira (14), o ministro Waldir Pires disse que a criação do grupo de trabalho  significa uma “sensibilidade expressa a uma aspiração de toda a área de controladores”. A crise atingiu sua fase aguda a partir de uma operação-tartaruga dos controladores de vôo, deflagrada depois do acidente aéreo de 27 de setembro, para denunciar a escassez de pessoal.



“Episódio difícil”



Waldir Pires anunciou a criação do grupo depois de classificar os recentes problemas nos aeroportos como um “episódio difícil para a sociedade” e de reconhecer a necessidade de as autoridades do setor “fazerem o esforço que for possível para resolvê-los”.



Segundo Pires, a recontratação de 40 militares recém-aposentados, autorizada na terça-feira pelo Tribunal de Constas da União, e a publicação do edital do concurso para controladores de vôo estão entre as medidas adotadas na tentativa de resolver o problema no menor espaço de tempo possível.



O Comando da Aeronáutica, acrescentou, mantém de prontidão os 159 militares que atuam no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 1), em Brasília. Desse total, 39 foram convocados a trabalhar já nesta terça-feira. Eles atuam no monitoramento da região do Rio de Janeiro, considerada crítica pelas autoridades do setor.