Equador: Nova pesquisa mostra reação de Correa na reta final

A dez dias do segundo turno das eleições presidenciais no Equador, uma nova pesquisa de opinião mostra que o resultado está longe de qualquer definição. De acordo com dados do Instituto Gallup, Rafael Correa e Alvaro Noboa estão tecnicamente empatados.

A divulgação da pesquisa trouxe novo ânimo à disputa, já que os últimos levantamentos mostravam uma vantagem de mais de 15% de Noboa em relação a Correa.



Segundo o Gallup, o multimilionário empresário Noboa teria 52% dos votos válidos caso as eleições fossem hoje, contra 48% de Correa. No total, foram entrevistadas 5.320 pessoas e a margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo.



Uma outra pesquisa, divulgada na quarta-feira pelo banco de investimentos Golden Sachs, já indicava a reação de Correa. De acordo com esse levantamento (o banco não informou qual instituto elaborou a pesquisa), Noboa teria 40%, contra 37% de Correa e 23% de nulos e indecisos.



Reação
Segundo analistas equatorianos, a reação de Correa se deu após a declaração de apoio formal da Organização de Frente Popular (OFP) à sua candidatura.



Na semana passada, a OFP divulgou um comunicado a dezenas de organizações de camponeses, trabalhadores, pequenos empresários, indígenas, professores e outras categorias profissionais, no qual deixa clara sua opção por Correa.



O principal argumento da OFP foi bem claro: não votar em Correa será o mesmo que colaborar com a candidatura de Noboa. Para tanto, o texto lembrava de algumas das políticas propostas pelo candidato da direita, como o Tratado de Livre Comércio com os Estados e outros políticas do ideário neoliberal.