Entidades sociais e Igreja se posicionam sobre novo governo Lula

Representantes de entidades sociais da Igreja Católica e Cristãs e da sociedade civil participam, neste final de semana –  de 17 a 19 de novembro, do Seminário Nacional de encerramento da 4ª Semana Social Brasileira, em Brasília (DF). O evento vai

O eixo principal dessa 4ª Semana, segundo Irmã Delci Maria Franzen, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz, é a compreensão do que vai acontecer no Brasil pós-eleitoral. “Como um governo reeleito pelo povo pode promover o crescimento levando em consideração as grandes desigualdades sociais? São questões como essa que a Semana quer tornar mais claras e, a partir daí, propor a reflexão e a mobilização dos cidadãos”, afirma.


 


Com o tema central “Articulação das forças sociais, participando na construção do Brasil que queremos”, a Semana Social se propõe reunir as mais diferentes forças sociais, num debate que depois deve ser levado pelos participantes à sociedade brasileira. O encontro pretende também apresentar propostas de ações ao governo federal.


 


Participantes


 


Entre os conferencistas e debatedores, estarão presentes o economista e coordenador do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul, Marcos Arruda; o coordenador da 4ª SSB e presidente da Caritas, Dom Demétrio Valentini; o presidente do Conselho Nacional de Leigos, Carlos Signorelli; advogado e representante do Jubileu Sul e Auditoria da Dívida Externa, Ricardo Gebrim.


 


Também participarão dos debates Roberto Malvezzi, da Comissão Pastoral da Terra; Ilse Scherer, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o coordenador Nacional da Pastoral Operária e do Movimento dos Trabalhadores, Marcelo Souza de Carvalho, além de representantes da Cáritas Brasileira, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Conselho Indigenista Missionário (Cimi).


 


Fonte: Conselho Indigenista Missonário (CIMI)