Congresso americano elege Nancy Pelosi como líder

A Representante democrata Nancy Pelosi foi escolhida por unanimidade hoje (16/11)pelos democratas como líder do Congresso, a primeira mulher a assumir o posto que, constitucionalmente, é o terceiro na linha de sucessão do presidente.

Nancy assume oficialmente o posto em janeiro, no lugar do líder republicano Dennis Hastert, e a Casa a elege formalmente na próxima sessão do Congresso.


 


A deputada foi eleita por seu partido logo após os democratas realizarem uma sessão secreta no Capitólio, para escolher seus líderes. A escolha do segundo líder da maioria vem causando polêmica entre os democratas e ainda não foi estabelecido um nome de consenso.


 


Nancy, que foi a líder da minoria da Casa durante os anos de ascendência republicana, passou por cima do seu atual vice, e apoiou John Murtha, aliado de longa data, para se tornar o líder da maioria. Mas Murtha pode se mostrar um candidato problemático, pois há indícios de que ele teria trocado votos por projetos em seu distrito, e por causa de sua relação com um escândalo de propinas em 1998, no qual ele esteve envolvido, mas não foi acusado.


 


No chamado escândalo Abscam, um agente do FBI se fingiu de xeque árabe que, buscando oportunidades de investimento, tinha com intenções de morar nos EUA, para isso, ofereceu propina a diversos legisladores. Quando ofereceram a Murtha U$50 mil dólares, ele teria dito “Não estou interessado… não por isso.” Um comitê de Ética não encontrou provas contra o deputado.


 


Murtha, um ex-marine que normalmente apóia os esforços militares dos EUA, recebeu atenção considerável por suas críticas às políticas de administração da guerra do Iraque.