Quase 20% dos brasileiros têm computador, aponta pesquisa

Quase 20% da população brasileira têm computador em casa e 13% têm acesso domiciliar à internet, segundo dados da 2ª Pesquisa sobre uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC 2006). O levantamento foi feito pelo Núcleo de Informação e


Segundo a diretora de Comunicação e responsável pela pesquisa, Mariana Balboni, de 2005 até agora houve um aumento considerável no número de domicílios que têm computadores, de 16,6% para 19,6%. “O aumento na posse de computadores se deu mais entre as pessoas da classe B e C. Acredito que isso aconteceu porque o governo criou vários programas de crédito para a compra do equipamento, como o Computador para Todos, e eles atendem a essa parcela da população”, afirmou.



Apresar do aumento de computadores, o número de domicílios com internet não apresentou grande crescimento de 2005 para 2006. No ano passado, esse número era de 13% e este ano subiu para 14,5%. Balboni disse que uma das explicações para o baixo crescimento é que os programas do governo são apenas para a compra do equipamento e não para o acesso à internet.



“Além do equipamento, é preciso pagar um provedor de internet e isso representa um custo alto para grande parte da população. Há municípios que não têm um provedor local e, com isso, o custo da internet fica muito alto”, acrescentou.



Excluídos
A pesquisa mostra também que 54,4% da população nunca usaram um computador e que 67% nunca navegaram na internet. “Podemos perceber que a desigualdade no Brasil se reflete no acesso ao computador. Fatores socioeconômicos influenciam no acesso à internet e ao computador. Quanto mais renda tiver um domicílio e quanto maior for a escolaridade das pessoas desse domicílio, maior será o acesso ao computador, à internet”, disse.


A pesquisa foi realizada no meses de julho e agosto de 2006. Foram feitas mais de 10 mil entrevistas em zonas urbanas de todo o país.