Palestinos escolhem primeiro ministro de unidade

As duas principais organizações palestinas — Hamas e Al Fatá — chegaram a um nome de acordo para chefiar um governo de unidade: Mohammed Shbeir. Ele é um cadêmico educado nos Estados Unidos, sem antecedentes políticos, embora com o cargo de vice-ministr

Nascido na pequena cidade de Khan Younis, na faiza de Gaza, o primeiro ministro anunciado vive na cidade de Gaza com a mulher e seis filhos. PHD em microbiologia pela Universidade de Virginia Ocidental, Shbeir presidiu a Universidade Islâmica de Gaza por 15 anos, até 2005.



Encontros freqüentes com Arafat



Ele é tido como próximo do Hamas (que venceu as eleições parlamentares de 25 de janeiro último), mas mantém boas relações com todas as facções palestinas e encontrava-se freqüentemente com Iasser Arafat. O presidente palestino, Mahmoud Abbas, concordou em indicá-lo após uma reunião de dirigentes do Hamas e Al Fatá propor o seu nome.



Uma fonte ligada a Abbas, citada pela TV árabe Al Jazida, relata que “o Hamas propôs três nomes, todos aceitáveis pelo presidente Abbas. Então o Hamas apontou que a escolha de sua predileção seria Mohammed Shbeir.”



Esperanças na união nacional



O anúncio se sucede a meses de conversações frustradas visando formar um governo de unidade. Nos últimos dias, ambos os lados registraram a ocorrência de progressos, e Abbas disse esperar que o gabinete fosse empossado até o fim de novembro.
Os palestinos esperam que com um governo de união nacional, com mais técnicos e personalidades que políticos, supere o boicote econômico imposto aos palestinos desde que o Hamas formou pela primeira vez um governo, em março passado.



O primeiro ministro encontrará uma situação crítica. As sanções econômicas de Israel e das potências ocidentais estrangulara, a Autoridade Nacional palestina (ANP). Tornou-se impossível pagar os salários dos seus 165 mil funcionários, o que provocou uma greve e protestos na Cisjordânia e na faixa de Gaza.



Difícil “convencer Israel”



O primeiro ministro de Israel, Ehud Olmert, disse nesta segunda-feira, em entrevista ao jornal palestino Al-Quds, que se dispõe a manter conversações com o Hamas caso este aceite as condições da “comunidade internacional”. Segundo Olmert, “caso o Hamas aceite as condições do Quarteto (formado pelos EUA, União Européia, ONU e Rússia), vou me sentar com eles”.



Ele recordou que em outra ocasião Israel recusou-se a negociar com a OLP (Organização de Libertação da Palestina), considerando-a uma organização terrorista, mas atualmente mantém conversações com seus dirigentes, inclusive o presidente Abbas.



Depois do anúncio do nome de Mohammed Shbeir, o ministro de Segurança Interior israelense, Avi Dichter, adiantou que a mudança não vai “convencer Israel”. “Não é uma mudança que possa convencer Israel a negociar com esse governo”, disse Dichter à rádio pública israelense, afirmando que Shbeir era reitor “da Universidade Islâmica de Gaza, centro de cultivo de sabotadores e assassinos”.



Com agências