Mercosul discutirá criação de programa sanitário integrado

Começa amanhã (15/11), em Montevidéu, no Uruguai, uma reunião entre ministros do Mercosul onde será discutida a criação de um programa continental para a questão sanitária, com foco especial na febre aftosa.

Segundo o ministro brasileiro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Carlos Guedes Pinto, a idéia é estruturar um programa conjunto entre os países do continente para que o combate às doenças animais e pragas vegetais seja tratado de forma mais integrada. “É mais difícil combater o problema de forma isolada”, afirmou.



O ministro informou que, além disso, também será discutida uma forma de aumentar a troca de informações sobre a agricultura nos países da região. Segundo ele, Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e Venezuela já confirmaram o envio de representantes ao encontro. Colômbia, Peru e Equador também foram convidados, porém ainda não garantiram presença.



Queixas
Guedes descartou a possibilidade de que problemas comerciais do Mercosul, como a questão do açúcar e do trigo, sejam debatidos no encontro. De acordo com o ministro, as questões sanitárias devem mesmo ser prioridade em Montevidéu. Ele participou hoje de um debate com o Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).



Na reunião, o ministro ouviu queixas de vários setores exportadores brasileiros, em especial os de carne e açúcar, que afirmam terem dificuldades em suas negociações externas, em razão dos conflitos internos do Mercosul. Ao encerrar o encontro, Guedes prometeu levar as reivindicações dos empresários para o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.



Questionado sobre sua permanência no governo, Guedes disse não estar preocupado com isso no momento e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda tem tempo para fazer suas escolhas.