José Alencar submete-se a cirurgia em Nova York

O vice-presidente  José Alencar será submetido a uma cirurgia abdominal nesta terça-feira (14), em Nova York, para retirada de um tumor no abdome. De dieta desde a última sexta, Alencar passou ontem por uma bateria de exames pré-operatórios no Memori

A operação ficará a cargo do oncologista Murray F. Brennan, especialista em câncer de tecidos moles. O tumor de Alencar é uma reincidência que foi detectada um dia após sua reeleição na chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



A lesão está próxima das costas, na região lombar. O retorno de Alencar ao Brasil está previsto para daqui a duas semanas. Mas ele informou ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, que deve ficar fora do país por aproximadamente 30 dias e retornar em dezembro.


 


O vice-presidente tem autorização do Congresso para ficar 30 dias afastado das funções. Por este motivo, o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), terceiro nome na linha sucessória, assumiu a Presdidência da República neste domingo e segunda-feira, quando Lula viajou à Venezuela.



Alencar, que tem 75 anos, passou por cirurgia para remoção de tumor, que depois se revelou maligno, em 18 de julho deste ano no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.


 


Com agências