Educação brasileira será referência em seminário internacional

Programas como o Bolsa-Família, Financiamento Estudantil (Fies), Universidade para Todos (ProUni) e a importância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) servirão de modelo para o avanço na

Participarão do seminário especialistas em educação do Brasil, Índia, África do Sul e Inglaterra. O secretário de Educação a Distância, Ronaldo Mota, representará o ministro da Educação, Fernando Haddad.


 


A principal discussão do seminário será sobre a colonização desses países e sua relação com a realidade atual da educação. “O objetivo é fazer uma educação comparada para a busca de explicações sobre as desigualdades sociais”, afirmou o diretor de Políticas Públicas em Educação a Distância, Hélio Chaves.


 


O seminário, que está sendo promovido pelo Conselho Britânico de Londres, também vai discutir as escolhas das políticas públicas e suas implementações. Todos os países participantes têm tradição na educação a distância e programas modernos de valorização educacional.


 


Experiência brasileira


 


Os participantes brasileiros farão uma explanação sobre as atuais políticas de educação na luta contra a desigualdade social, incluindo metas como proporcionar educação básica para todos. O Fundef será apresentado para mostrar como ele é distribuído e implementado no Brasil.


 


A respeito do Bolsa-Família, será salientado que o Brasil é o único país a adotar esse modelo de transferência de dinheiro para famílias pobres, com a condição de manter os filhos na escola. O Fies e o ProUni, que facilitam o ingresso de alunos no ensino superior, também estão na grade de discussão do seminário.


 


Fonte: MEC