Crise na saúde

Falta de medicamentos nos hospitais públicos é um dos destaques da imprensa do Tocantins, que destaca ainda o aniversário de 10 cidades do estado. Veja a resenha feita por Carlos Pompe

Jornal do Tocantins


LEOMAR QUINTANILHA O senador Leomar Quintanilha (PCdoB/TO) registrou, ontem, na Tribuna do Senado, a interinidade de Aldo Rebelo, seu colega do PCdoB, na Presidência da República. Para o senador tocantinense, o fato “é resultado da contribuição que o PCdoB, em 84 anos de militância, deu para garantir aos brasileiros um País soberano, democrático e socialmente justo. É sintomático que a posse interina de Aldo Rebelo na Presidência aconteça exatamente no instante em que o PCdoB e outras legendas estejam na iminência de ter a sua atuação parlamentar prejudicada por não terem conquistado, cada uma, 5% dos votos para a Câmara Federal no último pleito”.


 


Avelino na Adtur O governador Marcelo Miranda (PMDB) afirmou que irá manter a Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur) como órgão executor exclusivo das políticas de turismo no Estado. De acordo com informações extra-oficiais, Igor Avelino deverá ser mantido à frente da agência.


 


Marcelo x Vicentinho O governador Marcelo Miranda (PMDB) disse que respeita Vicentinho, entretanto, não faz nenhum trabalho para trazê-lo para seu lado.


 


Eleição na UFT Vários professores são contra a proposta do Conselho Universitário (Consune), que é a mesma do reitor da instituição, Alan Barbiero: voto paritário e que a titulação de doutor não seja pré-requisito para concorrer ao posto de diretor do campus. Os contrários pediram revisão da resolução e providências do Conselho Nacional de Educação e à Justiça Federal. Eles alegam que a medida fere a lei. Alan considera o voto paritário, que é o mesmo peso de voto para professores, estudantes e funcionários, mais democrático e que a não titulação de doutor para concorrer à vaga de diretor dá chance de se ter mais concorrentes ao posto. O coordenador do curso de Direito, João Portelinha, já fala como candidato a diretor do campus de Palmas da UFT.


 


Mudança no PDMB Em Dianópolis, o diretório municipal do PMDB está sob nova direção. O chefe de gabiente do Detran-TO, Hercy Aires Filho, assumiu por unanimidade a presidência do partido na cidade.


 


Redução de impostos A vereadora Warner Pires, PL, coleta assinaturas para reduzir os impostos cobrados na conta de energia. A coleta acontece até que seja recolhido o número previsto de assinaturas: cinco mil. Com as assinaturas em mãos, a vereadora vai procurar o Ministério Público Estadual, apresentar os documentos e solicitar que seja impetrada uma ação civil pública em prol da redução dos impostos.


 


Pecuarista quer redução do ICMS A prorrogação da lei que reduzia o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre a movimentação do boi gordo, tanto para vendas externas quanto internas, foi solicitada ao secretário estadual da Fazenda, Dorival Roriz. Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), Ângelo Crema Marzola Júnior – que foi ao secretário acompanhado de 27 presidentes de sindicatos rurais do Estado -, a redução dá competitividade ao produtor tocantinense. A pauta para vendas externas retornou ao patamar anterior de 7% com o fim da vigência da lei, no último dia 31 de outubro. A lei reduzia a mesma pauta para 3%.



 


Dez cidades completam 48 anos Almas, Araguaçu, Araguaína, Brejinho de Nazaré, Dueré, Gurupi, Ponte Alta do Bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins, Novo Acordo e Xambioá. Estas são as cidades tocantinenses que comemoram hoje 48 anos de emancipação política administrativa.


 


Exonerações de parentes Faltam dois dias para terminar o prazo dado pelo MPE para que o Estado, prefeituras, Assembléia Legislativa, câmaras municipais, Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas exonerem todos os funcionários comissionados que têm relação com suas chefias, cumprindo recomendação do Ministério Público Estadual (PME). Caso não o façam, o MPE pode entrar com ação por improbidade administrativa e o gestor, se condenado, perderá a função pública. Apenas a Câmara Municipal de Palmas encaminhou a relação dos servidores, mas ainda não procedeu às exonerações.


 


Suspensa liminar que garantia monumentos A liminar, que proibia o Estado de retirar qualquer monumento da Praça dos Girassóis, em Palmas, e cobrava esclarecimentos sobre a retirada dos frontispícios, foi suspensa na tarde de ontem pela presidente do Tribunal de Justiça do Estado(TJ), desembargadora Dalva Magalhães. A liminar foi expedida no último dia 8, a pedido da ex-presidente da Fundação Cultural do Estado, Kátia Rocha.


 


Porto Nacional premiado Porto Nacional foi o único município do Tocantins escolhido como destaque em “Ação Social, Educação e Cultura”, pela Integração Latina Americana, através da Câmara Internacional de Pesquisas e integração Social (Cipis). A Cipis reconheceu o conjunto de programas desenvolvidos pela secretaria municipal de Desenvolvimento Social e Combate à Fome em prol da Integração de Assistência Social naquele município, tendo reflexos positivos nos demais países da América Latina.


clebertoledo.com.br


Saúde do Estado em crise O Sindicato dos Médicos do Estado do Tocantins debatem, hoje, a crise do sistema de saúde do Tocantins. A situação está muito complicada em Palmas e também em Araguaína. A falta de medicamentos e equipamentos é constante no Hospital Geral de Palmas. Médicos estariam “tirando dinheiro do bolso” para suprir carências do estabelecimento de saúde. Os profissionais também entram em contato com o interior do Estado pedindo para que não sejam mais enviados pacientes para tratamento em Palmas por causa da falta de condições de atendimento. Em Gurupi existe escassez de remédios. As cirurgias consideradas eletivas foram suspensas.


 


Secretaria de Saúde anuncia compra de medicamentos A Secretaria Estadual de Saúde anunciou que está fazendo duas remessas de compra de medicamentos e materiais. Ao todo, os mantimentos vão custar R$ 6,2 milhões e abastecerão a rede pública dos principais hospitais do Tocantins até o final do ano.


 


Folha de S. Paulo


Faísca. Apoiada por Marcelo Miranda (PMDB) para o Senado, a pefelista Kátia Abreu viu o dedo do governador do Tocantins na saída do PFL do deputado eleito Laurez Moreira e já fala em rompimento.


 


Vermelho


Dia histórico para o PCdoB e para a democracia


 


Leomar Quintanilha (PCdoB/TO) registrou, na tribuna do Senado, a interinidade de Aldo Rebelo, seu colega do PCdoB, na Presidência da República. Para o senador tocantinense, o fato “é resultado da contribuição que o PCdoB, em 84 anos de militância, deu para garantir aos brasileiros um País soberano, democrático e socialmente justo”.


Quintanilha disse ainda que “é sintomático que a posse interina de Aldo Rebelo na Presidência aconteça exatamente no instante em que o PCdoB e outras legendas estejam na iminência de ter a sua atuação parlamentar prejudicada por não terem conquistado, cada uma, 5% dos votos para a Câmara Federal no último pleito”.


Veja a íntegra do pronunciamento do senador Leomar Quintanilha:


Desde o final da tarde de ontem, 12 de novembro, o Brasil tem no exercício interino da Presidência da República o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, uma das mais destacadas lideranças do Partido Comunista do Brasil.  O fato é inédito na história do Brasil e na história da América do Sul: um comunista na chefia do governo federal.


A transmissão do cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva representa mais do que um ato formal de respeito à Constituição, diante do impedimento do vice-presidente, José Alencar, em viagem aos Estados Unidos para tratamento de saúde.


Como afirmou o próprio deputado Aldo Rebelo: “as lutas e a dedicação de muitas gerações de brasileiros para conquistar a democracia e a liberdade possibilitaram chegar a um momento como este. E hoje pode alguém do Partido Comunista, mesmo que momentaneamente, chegar à Presidência da República num momento de normalidade, de tolerância, de respeito e de convivência democrática”.


A presença de Aldo Rebelo na Presidência da República é resultado da contribuição que o PCdoB, em 84 anos de militância, deu para garantir aos brasileiros um País soberano, democrático e socialmente justo. É sintomático que a posse interina de Aldo Rebelo na Presidência aconteça exatamente no instante em que o PCdoB e outras legendas estejam na iminência de ter a sua atuação parlamentar prejudicada por não terem conquistado, cada uma, 5% dos votos para a Câmara Federal no último pleito.


Nas eleições de outubro, o PCdoB disputou o governo do estado do Tocantins e teve candidaturas a vice-governador em estados como o Rio Grande do Sul, São Paulo e Piauí. Alcançou 1,98 milhão de votos para a Câmara dos Deputados (2,13% do total nacional) e 6,4 milhões de votos (7,5% do total) para o Senado.


Elegeu o vice-governador do Piauí e o deputado cearense Inácio Arruda para o Senado Federal. Na Câmara, a bancada será ampliada de doze para treze deputados na próxima legislatura. São do PCdoB cerca de duas dezenas de deputados estaduais e quase trezentos vereadores.


O Partido conta, ainda, com doze prefeitos e está organizado em quase 1.400 municípios e nos 27 estados da federação. Embora a legenda tenha melhorado o seu desempenho eleitoral em relação ao pleito anterior, esse esforço ainda não foi suficiente para superar o obstáculo da cláusula de barreira. Em razão disso, milhões de eleitores que confiaram o seu voto no PCdoB vêem agora a sua representação ameaçada diante da imposição legal.


No governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, o PCdoB desempenha papel destacado na administração pública federal. Além de comandar a Câmara dos Deputados com o próprio Aldo Rebelo, coube ao partido a Pasta do Esporte, atualmente exercida pelo Ministro Orlando Silva, além de inúmeros outros cargos e funções relevantes em outros ministérios, como o da Cultura, da Ciência e Tecnologia e das Cidades.


Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Senadores,


O dia de hoje é de alegria para o PCdoB. O partido vive um momento singular de sua longa história democrática. Um alagoano de Viçosa, filho de um vaqueiro e de uma professora primária, ex-líder do movimento estudantil, deputado federal por São Paulo, dirigente destacado do PCdoB, encontra-se no exercício da Presidência da República. O dia de hoje é histórico não só para o PCdoB, mas para a democracia brasileira.


Era o registro que queria fazer.


Muito obrigado.