PC dos EUA: Povo americano derrotou pretensões de Bush

O representante do Partido Comunista dos Estados Unidos na Reunião dos Partudos comunistas e operários que ocorreu no último fim de semana em Lisboa, Timothy Wheller,  analisou o processo político em curso no seu país. Por José Reinaldo de Carvalho,

Para ele os resultados eleitorais constituem a clara expressão do que é a luta de classes nos Estados Unidos hoje – entre as amplas massas trabalhadoras e os setores belicistas da burguesia estadunidense.


 


Timothy Wheller declarou que Bush procurou em vão usar a máquina governamental durante a campanha para tentar convencer a população de que somente ele e a maioria republicana no Congresso poderiam proteger a população do terrorismo.


 


Segundo Wheller, “o povo norte-americano compreendeu bem o que estava em causa e derrotou essas pretensões. O eleitorado tomou consciência de que Bush levou o povo norte-americano ao pesadelo da guerra”.


 


O dirigente do PC dos EUA considera que não houve propriamente uma grande votação a favor do Partido Democrata, mas na verdade uma grande votação contra a direita republicana e a política belicista de Bush.