MST inicia marcha a Eldorado do Sul (RS)

No acampamento do Movimento dos Sem Terra (MST) em Arroio dos Ratos, no quilômetro 149 da BR 290, cerca de 350 trabalhadores rurais sem-terra iniciam marcha às 9h de hoje (13)  rumo a Eldorado do Sul. O protesto, conforme anúncio feito ontem pelo

A promessa do governo federal no RS seria assentar 15 mil famílias nos últimos quatro anos, mas 'só 319 foram assentadas', informou o MST. Segundo a entidade, a meta do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para 2006 no Estado seria assentar 1.070 famílias, mas apenas 98 teriam sido estabelecidas em terras.


 


O superintendente regional substituto do Incra, José Tagliapietro, informou ontem que o instituto não recebeu nenhuma comunicação do MST ou da Brigada Militar sobre a marcha prometida para começar hoje. Ele não concorda com os números do MST sobre 2006. 'Já assentamos algo próximo a 400 famílias no Estado e mantemos a meta de 1.070 famílias. Há áreas em fase de decretação da desapropriação e outras a serem decretadas.' No caso da fazenda em Eldorado, observou que 'a desapropriação foi assinada, mas a Justiça foi acionada e não autorizou. A questão está sub judice'.


 


Em nota à imprensa, o MST afirma que a situação dessa fazenda em Eldorado, com 760 hectares, 'é uma prova de que também o poder Judiciário não contribui para a agilidade no processo de reforma agrária. Um inquérito policial aponta que a fazenda seria utilizada para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas'. A fazenda, depois de invadida, foi vistoriada pelo Incra. No entanto, a operação foi suspensa pelo Tribunal Regional Federal (TRF), baseado na lei que impede vistorias em áreas ocupadas pelos sem-terra.


 


O Movimento dos Sem Terra defende que essa área seja desapropriada devido à sua especificidade, de que estaria 'servindo ao crime organizado' enquanto deveria beneficiar famílias de trabalhadores rurais. 'A decisão está nas mãos do Superior Tribunal de Justiça', diz a nota. O movimento defende ainda desapropriações das fazendas Coqueiros, em Coqueiros do Sul, e Southall, em São Gabriel.


 


CPOVO NET