UNE aprova resolução que cobra mudanças na economia

Reunida em São Paulo na última quinta-feira (9), a diretoria executiva da UNE definiu uma série de prioridades para os próximos meses. Entre os principais assuntos da pauta, o posicionamento da entidade na disputa pelos rumos da política econômica, a


Também foram aprovadas moções de solidariedade ao jornalista e professor Emir Sader, que está sendo processado pelo senador Jorge Borhaussen; e de apoio à greve dos médicos residentes, que paralisaram os serviços por tempo indeterminado para cobrar reajustes das bolsas e melhores condições de trabalho.


 


Mudanças na política econômica



Esse foi o primeiro encontro após a eleição e serviu para que a entidade avaliasse o resultado das urnas e as perspectivas para o segundo mandato. Com as discussões girando em torno da formação de um novo cenário político, o tom da reunião se pautou principalmente sobre de que forma a UNE, ao lado do conjunto dos movimentos sociais, deve interferir no debate em relação a agenda econômica do novo governo.


 


Os diretores aprovaram uma resolução em que a entidade faz duras críticas à política econômica e cobra um rompimento com a ortodoxia do Banco Central. Segundo o documento, o conservadorismo do BC impede o desenvolvimento do país com a imposição de uma agenda de juros altos, arrocho fiscal e superávit. O texto cobra ainda um crescimento ousado de 6% ao ano e mais investimentos em setores estratégicos, como a área da Ciência e Tecnologia. (Leia o texto)


 


Para o presidente da UNE, Gustavo Petta, é necessário os estudantes somarem forças e organizados interferirem no processo de mudança da política econômica. “Sabemos que a pressão e a chantagem do capital financeiro é enorme, mas sabemos também que a pressão dos movimentos sociais, dos intelectuais e de setores do capital produtivo pode criar canais para que se possibilite transformações”, avalia.


 


Dia 4/12 – Ato pelo desenvolvimento nacional
Para ampliar esse movimento a favor de mudanças, foi aprovada também uma manifestação, que será realizada no dia 4 de dezembro. Numa espécie de aula pública, marcada a princípio para acontecer no Largo São Francisco, em São Paulo, a UNE vai convidar alguns intelectuais que defendem idéias desenvolvimentistas no campo econômico, como Emir Sader, Maria Victória Benevides, Marilena Chauí, Marcio Pochman e Mangabeira Unger.


 


“O objetivo é que façamos um rico debate envolvendo pensamentos diferentes, mas que tenham em comum a opinião de que é preciso romper com a agenda econômica levada adiante pelo tucanato que ainda dita algumas regras dentro do BC”, explica Petta.


 


Campanha “Nosso futuro não está em liquidação”




Outro assunto pautado pela reunião foi o calendário da campanha contra os abusos das mensalidades e pela aprovação do Projeto de Lei 6489/06 (conhecido como PL da UNE) que visa implementar medidas de controle e de fiscalização dos reajutes.


 


De 21 a 23 de novembro, a UNE fará uma “blitz” em Brasília. Os diretores da entidade vão passar nas salas de aula das principais universidades, divulgando a campanha e alertando para os aumentos realizados nesse período de férias escolares. Depois, vão ao Congresso Nacional pressionar os deputados e senadores para que a tramitação do PL da UNE seja acelerada.


 


Alguns estados já estão se organizando para os lançamentos regionais. A União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) fará uma jornada de lutas no dia 14/11. No Rio Grande do Sul, o DCE da Universidade de Caxias do Sul promoverá atividade nos dias 17 e 18/11. Já No Rio de Janeiro, a UNE participa do I Fórum da Educação Superior, promovido pelo Sindicato dos Professores (Sinrpo-RJ), em parceria com a Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (FETEERJ).


 


5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE




Sobre o maior festival universitário do país, o informe veio do diretor de cultura da entidade, Gustavo Viana. Ele disse que a secretaria da Bienal, instalada no DCE da UFRJ, está em pleno funcionamento e que a fase atual é de preparativos finais e acertos da programação. “Estamos definindo os debatedores, oficineiros e shows, sempre com intuito de aprofundar a discussão do tema “Brasil-África: um Rio chamado Atlântico”, que estamos propondo nesta quinta edição”, informou.


 


As inscrições para a 5ª Bienal da UNE estão abertas até o dia 4 de dezembro de 2006. Podem se inscrever estudantes universitários de todo o país interessados em apresentar trabalhos nas áreas de Literatura, Ciência e Tecnologia, Música, Artes Ciências, Arte Visuais e Cinema e Vídeo. Para saber como participar, clique aqui.


 



Veja abaixo as moções aprovadas na reunião da diretoria executiva da UNE





Moção de solidariedade ao professor Emir Sader
A UNE manifesta seu total apoio ao professo Emir Sader frente ao ataque promovido pela direita mais retrógrada desse país. O professor Emir Sader está sofrendo um processo por conta de idéias que defende em seus artigos. A mesma direita que cassou a democracia no Brasil, perseguiu e matou muitas lutadoras e lutadores, que vendeu todo o patrimônio nacional e que não se conforma por ver se construindo no país um projeto democrático e popular quer agora calar uma das mais destacadas vozes da “raça” que eles sonharam se ver livres por “30 anos”.


 


Essa direita proto-facista conseguiu o que nem a ditadura foi capaz: além de cassar os direitos políticos, estão impedindo um cidadão de exercer sua profissão. Precisamos nos somar a indignação contra essa condenação política inconcebível num país democrático. Sabemos que esse é apenas o primeiro passo. Se for vitoriosa nesse processo, a direita antidemocrática não vai parar ai, vai atacar também outros intelectuais, os partidos de esquerda, os movimentos sociais, etc. Aliás, na mesma época em que o senador-ditador proferiu o desejo de ser ver “livre dessa raça por 30 anos” toda a esquerda nesse país sofreu diversos ataques, como o MST sendo acusado de “crimes hediondos” por uma CPI, a UNE sendo caluniada por uma mídia atrelada à direita, etc.


 


Os Estudantes Brasileiros não tem dúvida em gritar para essa Direita “aloprada”: Não Passaram! Toda a Solidariedade ao Professor Emir Sader!





Moção de Apoio à greve dos médicos residentes
Reclamando o fato de que são estudantes e não mão obra barata, milhares de médicos residentes estão aderindo à paralisação nacional da categoria que teve início na última quarta, 8 de novembro. As reivindicações dos residentes são reajuste salarial, redução da jornada de até 100 horas por semana e a regulamentação da residência médica. A UNE presta apoio à paralisação dos médicos residentes, que estão no seu pleno direito de reivindicar aumento na bolsa, que não acontece há cinco anos, e melhores condições de trabalho.





Moção de repudio à perseguição política ao movimento estudantil na Faculdade Jorge Amado
Em nota emitida no dia 23 de outubro de 2006, a direção das Faculdades Jorge Amado (FJA) notificou um ex-estudante a “se abster de comparecer à instituição”, acusando-o de “praticar atos de perturbação da ordem”.


 



A nota em questão faz menção às legítimas manifestações organizadas pelo movimento estudantil das FJA, entre 19 e 21 de setembro de 2006, através das quais reivindicava, entre outras coisas, a não-demissão de professores que haviam sido demitidos dias antes, vítimas de perseguição política.


 



A UNE repudia a tentativa da direção das FJA de constranger e ameaçar os estudantes e ex-estudantes das FJA, e declara seu apoio às justas reivindicações e às lutas do movimento estudantil dessa instituição.




Moção de solidariedade ao diretor da UNE Rafael Pires
Face ao processo de crime contra o patrimônio público aberto pela Sttrans (João Pessoa/PB) contra o diretor da UNE Rafael Pires, a UNE declara sua solidariedade a ele e reivindica o imediato arquivamento do processo.


 



A UNE reconhece a manifestação contra o aumento de passagens ocorrida em 2005, da qual seu diretor participou, e repudia a tentativa de perseguição política contra ele, na forma deste absurdo processo.





Moção contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo
A imprensa vem divulgando que as tarifas do sistema de transporte público vão aumentar. Por acreditar que o transporte público é um direito básico para o livre deslocamento da população, a UNE manifesta ser contraria ao aumento da passagem.


 



Nesse sentido, para dar conseqüência política a essa moção, a UNE  se alia aos comitês organizados pelos MPL´s de São Paulo e ABC-paulista, UMES, UEE-SP, UPES e UBES na luta contra o aumento da passagem.





Moção pela reorganização do Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública e pela realização do VI Congresso Nacional de Educação (Coned), no primeiro semestre de 2008



Em 2011, o Plano Nacional de Educação (PNE) deve expirar. Um novo PNE deve ser discutido, elaborado e aprovado. Esse processo demanda tempo e devera se iniciar já em 2007. Do mesmo modo, outras iniciativas de políticas educacionais devem voltar ao centro dos debates nos próximos meses, tais como a reforma universitária, a implementação das cotas nas universidades federais, dentre outros, e o cenário e de profunda indefinição.


 



Ciente da necessidade de reorganizar o movimento social de educação em prol da luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade como um direito de todos e um dever do estado, a UNE se dirige a todas as entidades que compõem o Fórum Nacional em Defesa da Escola Publica (Fondep) no sentido de reorganizar este importante espaço.


 



No mesmo sentido, a UNE propõe a realização do VI Congresso Nacional de Educação (Coned), no primeiro semestre de 2008, a fim de atualizar e consolidar o Plano Nacional de Educaçao – proposta da sociedade brasileira.





Moção de apoio aos técnicos da Unicamp
A UNE apóia a luta dos trabalhadores técnicos da Unicamp contratados via Funcamp, ameaçados de demissão pela Reitoria da Unicamp em virtude da nulidade dos contratos de trabalho:
– Contra qualquer demissão!
– Em defesa dos postos de trabalho.
– Pelo fim imediato das contratações via Funcamp.
– Pela abertura de concurso público


Moção de saudação ao CA da UNP-RN
A UNE, reunida em sua diretoria Executiva, saúda a nova gestão do Centro Acadêmico de Direito da UNP-RN, e deseja que o alto grau de participação estudantil no processo eleitoral de 1400 votantes seja traduzido em participação e luta por um mundo mais justo. Principalmente, a UNE se coloca como parceira da luta dos estudantes do Rio Grande do Norte.


Da Redação