Brasil e Peru assinam 12 acordos de cooperação

A visita do presidente peruano Alan García ao Brasil, na semana passada, resultou na assinatura de 12 acordos bilaterais que prevêem uma série de ações mútuas entre os dois países nos setores energético, social, educacional, científico, de defesa e de

Um dos principais textos é a declaração conjunta de cooperação sobre vigilância na Amazônia. Pelo acordo, Brasil e Peru decidiram criar um grupo de trabalho binacional para iniciar o processo de integração do país vizinho ao Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam).


 


Os ministros de Relações Exteriores e da Defesa dos dois países assinaram ainda um acordo-quadro para estimular a troca de informações de inteligência estratégica entre os organismos de defesa do Brasil e do Peru. O objetivo, segundo o documento, é desenvolver uma visão compartilhada de defesa e integrar interesses comuns entre as duas nações.


 


O deputado Dr. Rosinha (PT-PR), que na semana passada participou de uma conferência com o serviço de proteção da Amazônia na região, destacou a importância dos acordos entre os dois países. “Só para se ter uma idéia, somente em 2006, foram detectados cerca de 4.300 vôos não autorizados no Brasil. A maioria deles eram sobre a Amazônia e vinham principalmente do espaço aéreo dos países vizinhos, daí a importância desses acordos”, explicou Rosinha.


 


De acordo com o deputado Carlos Abicalil (PT-MT), os acordos firmados entre os dois países reforçam ainda mais a unificação dos países latino-americano. Segundo o parlamentar, mesmo não sendo membro do Mercosul, o Peru é peça importante no fortalecimento do grupo. “Esses acordos são muito importantes para a unificação da América Latina. O Peru é um país importante para as relações comerciais brasileiras e, especialmente, para a proteção da Amazônia”, disse.


 


Para o parlamentar, os acordos firmados entre os dois países, somados à nova composição política dos Estados Unidos, onde o atual presidente, George W. Bush, perdeu apoio político, podem trazer benefícios significativos para a América Latina.”Com a recente mudança política nos Estados Unidos, onde o atual presidente perdeu espaço na Câmara, Senado e nos governos estaduais, o cenário fica ainda mais favorável para o bloco de países latino americano, o que reforça ainda mais a necessidade de unificação desse bloco”, explicou.


 


Acordos – Também foi assinado um memorando para a formação de uma comissão mista de cooperação nas áreas energética, geológica e de mineração. A comissão promoverá ações comuns na pesquisa e exploração do petróleo, do gás natural e de fontes alternativas de energia, além de apoiar a participação de empresas dos dois países em empreendimentos e atividades comerciais.


 


Na área social, foram firmados três acordos que prevêem o intercâmbio de experiências nos programas sociais dos governos brasileiro e peruano. Os dois países se comprometeram a desenvolver estratégias conjuntas para a redução da pobreza.


 


Brasil e Peru também se comprometeram a desenvolver ações conjuntas na área da saúde, como atividades recíprocas de auxílio técnico, com prioridade ao combate a uma eventual pandemia de gripe e a prevenção e o controle da aids. Os governos também firmaram um acordo para promover o ensino de espanhol no Brasil e do português no Peru, com ênfase nas áreas de fronteira. Por fim, os dois países assinaram um memorando de cooperação na área de biotecnologia, com entrada dos dois governos no consórcio internacional para o seqüenciamento do genoma da batata.



Fonte: Informes