México critica uso eleitoral do muro fronteiriço com os EUA

O governo mexicano divulgou nota nesta quita-feira (9/11) afirmando que o uso eleitoral da construção do muro fronteiriço com os Estados Unidos fracassou como estratégia na eleição legislativa americana da última terça-feira, vencida pelos democratas.

“A estratégia eleitoral que colocou a possibilidade da construção do muro como um elemento da disputa eleitoral fracassou”, disse o porta-voz presidencial mexicano, Rubén Aguilar, em entrevista coletiva.



O alto funcionário também afirmou que o governo mexicano “tem maiores esperanças” diante da possibilidade de que, com a nova recomposição do Congresso dos EUA, “possa haver melhores condições para uma discussão sobre uma reforma migratória integral”.



Poder do voto
O castigo ao Partido Republicano reflete também “a esperança de setores da sociedade americana, em particular da comunidade latina e, sobretudo, da mexicana, de que os EUA elaborem uma proposta migratória integral que respeite os direitos humanos”, acrescentou Aguilar, que enfatizou que “de cada quatro latinos, três votaram nos democratas”, e afirmou que “a grande maioria dos latinos nos EUA é de origem mexicana”.



Na votação da última terça, o Partido Democrata modificou radicalmente o cenário no Congresso americano, ao conseguir a maioria na Câmara de Representantes e possivelmente a do Senado, até agora controlados pelos republicanos.



Calcula-se que meio milhão de mexicanos tentam atravessar a fronteira de forma ilegal todos os anos, e que o número de habitantes originais deste país nos EUA é de 20 milhões, um quinto da população total do México.