Seminário vai discutir papel da mídia no processo eleitoral

O papel da mídia no processo eleitoral será tema de seminário na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. O requerimento, de autoria do deputado Fernando Ferro (PT-PE), foi aprovado, esta semana, pela Comissão. De acordo com Fernando F

“Nas eleições deste ano aconteceram fatos lastimáveis de partidarização de uma parcela da imprensa, que agiu de maneira subliminar e cínica. Por isso, é importante debater o papel da mídia e a democracia no Brasil”, destacou o petista.


 


Na opinião do deputado Fernando Ferro a parcela da imprensa que optou pela partidarização “poderia ter assumido publicamente” que dava apoio a uma determinada candidatura à presidência da República.


 


Tratamento desigual


 


“Pelos levantamentos iniciais que foram feitos, o teor dos ataques à candidatura Lula por parte da imprensa do Brasil, em diversas colunas e artigos, foi três ou quatro vezes superior ao outro candidato. Isso revela tratamento desigual e um posicionamento político e ideológico na disputa”, disse Fernando Ferro.


 


Queremos discutir a liberdade de imprensa, acrescentou o parlamentar petista, inclusive para que os órgãos de imprensa que optam pela partidarização, “assumam suas posições e não fiquem camuflando uma pretensa neutralidade quando na verdade são instrumentos na disputa política como foram em alguns casos nas eleições deste ano”, ressaltou.


 


O parlamentar informou ainda que deverão participar do seminário entidades representativas da imprensa, do mundo acadêmico, associações de rádios comunitárias, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), além do Conselho de Comunicação Social. A data da audiência ainda será definida.