Unegro desenvolve projeto de inclusão no Pará

Por meio do Kzambi, a União de Negros pela Igualdade espera incentivar a produção cultural negra e promover a inclusão social de jovens em situação de risco.

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) está desenvolvendo no estado do Pará o Kzambi, um importante projeto que visa promover a inclusão social de jovens e adolescentes negros e afros-descendentes em situação de risco, buscando recuperar sua auto-estima através da descoberta dos ritmos  originários da África e outros desenvolvidos no Brasil por descendentes negros.




Segundo Jairo Rodrigues, presidente da Unegro, estão sendo planejadas três ações, sendo que algumas já estão em curso, como a constituição do corpo de monitores e do pessoal de apoio, a realização do seminário curricular e a implantação do curso de percussão.




O projeto já constituiu o grupo Timbaleiros Kzambi, composto por mais de 60 membros. O objetivo é aperfeiçoar o curso de percussão com apresentações públicas mensais.




A Unegro busca também, durante o desenvolvimento desse projeto, o crescimento de um processo de  aprendizagem das comunidades e dos familiares dos integrantes do projeto com o intuito de avançar na reflexão acerca da condição dos negros na sociedade atual.




Estão programadas para esse período a apresentação do grupo Timbaleiros Kzambi e a organização das comunidades do Baixo Acará para o projeto de produção.





De Belém,
Moisés Alves