Trabalhadores da Cemig irão paralisar atividades hoje

Diante da decisão do Comitê de Negociação da Cemig de dificultar a Renovação do Acordo Coletivo de Trabalho dos eletricitários, a categoria decidiu paralisar as atividades em todo o estado, nesta quarta-feira, 08/11.

Diante da decisão do Comitê de Negociação da Cemig de dificultar a Renovação do Acordo Coletivo de Trabalho dos eletricitários, a categoria decidiu paralisar as atividades em todo o estado, nesta quarta-feira, 08/11. Os eletricitários irão interromper os trabalhos no turno da manhã e outras paralisações poderão ser realizadas caso a direção da empresa não garanta a renovação do Acordo. No último dia 31, os trabalhadores realizaram paralisações de 1 hora.


 


Durante a manhã haverá concentrações de eletricitários em vários locais de trabalho. Em Belo Horizonte, haverá concentração a partir das 8 horas, em frente ao edifício-sede da Cemig, na rua Barbacena, 1.200, B. Santo Agostinho.


 


A data-base da categoria, fixada em 1º de novembro, já foi prorrogada a pedido da direção do Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais (Sindieletro-MG), para 16 de novembro. No entanto, os representantes da empresa na mesa de negociações se recusam a estabelecer um calendário de discussão e não têm previsão de quando apresentarão a proposta de Acordo. A direção do Sindieletro-MG cobra o início efetivo das negociações.


 


A pauta dos eletricitários


A Cemig possui cerca de 10.400 trabalhadores do quadro próprio atuando nas áreas de geração, distribuição e transmissão. O tema central da Campanha este ano é o respeito ao direito de organização dos trabalhadores para pôr fim às práticas anti-sindicais adotadas pela direção da empresa nos últimos anos. Na cláusula econômica, a reivindicação é a reposição das perdas salariais dos últimos 12 meses conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), reajuste de 5,1% a título de produtividade e, como Participação nos Lucros, a distribuição linear de 6% do Resultado Operacional da Cemig (ROC).


 


Assessoria de Imprensa Sindieletro


Tel: 3238-5000


Rosana Zica (9249.0825)


Mariângela Castro


Maria Cecília