Democratas retomam controle da Câmara nos EUA

Os resultados ainda não estão fechados, mas projeções feitas pelas redes de TV do país indicam que os representantes do Partido Democrata ganharam 146 cadeiras, contra 128 conquistadas pelos republicanos.

A Casa Branca já admitiu a vitória da oposição na disputa pelo controle da Casa e procurou minimizar o desconforto que o presidente George W. Bush terá ao ter de trabalhar com a nova maioria em temas fundamentais para o país.


 


O anúncio ocorreu na madrugada desta quarta-feira (8/11). Segundo o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, o presidente Bush disse estar “decepcionado” com os resultados das eleições legislativas. Bush dará uma entrevista coletiva nesta quarta-feira, às 13h (16h de Brasília) para analisar as conseqüências da votação.


 


“Acreditamos que os democratas terão o controle da Câmara de Representantes, e confiamos em trabalhar com os líderes da oposição em temas fundamentais, como a vitória no Iraque, a guerra contra o terrorismo e a manutenção do crescimento da economia”, disse o porta-voz.


 


No fechamento dos últimos colégios eleitorais no território dos Estados Unidos, com exceção do Alasca e Havaí, às 2h de Brasília), os democratas confirmaram sua vantagem nas eleições legislativas, obtendo o controle da Câmara de Representantes.


 


No Senado, os democratas, que venceram cinco das nove disputas mais acirradas, precisam de pelo menos mais três para fazer a maioria. As quatro disputas apertadas restantes são em Tennessee, Virginia, Missouri e Montana. Nos três primeiros, a vantagem é dos republicanos. Em Montana ainda não há dados disponíveis.


 


A vitória deve frear a agenda legislativa de Bush nos seus dois últimos anos de mandato. A democrata Nancy Pelosi é o nome mais forte para assumir a presidência da Câmara.