Democrata Nancy Pelosi presidirá Câmara dos EUA

A democrata Nancy Pelosi, defensora da descriminalização do aborto, opositora da guerra e inimiga ferrenha da direita republicana, será a primeira mulher na história dos Estados Unidos a presidir a Câmara de Representantes, além de ser a terceira na

Eleita pelo Estado da Califórnia, de 66 anos e que até agora era a chefe da minoria democrata na Câmara de Representantes, passará a ser o principal elo entre a Câmara e a administração Bush depois da vitória do Partido Democrata nas legislativas de terça-feira (7/11).


 


Depois de anunciada a vitória de seu partido, que desde 1994 não controlava a Câmara de Representantes, Nancy prometeu promover uma mudança na política dos Estados Unidos no Iraque porque ''os americanos votaram por uma mudança e porque os democratas assumem uma nova direção do país'', afirmou.


 


''Os americanos foram muito claros: é necessário uma mudança de direção no Iraque. Continuar com a atual política não tornou nosso país mais seguro, não honrou nosso compromisso com nossos soldados e não reforçou a estabilidade na região do Oriente Médio'', afirmou Pelosi num discurso no comitê de campanha em Washington.


 


A possibilidade da representante de San Francisco chefiar a Câmara de Representantes há semanas preocupava os republicanos, com quem mantém acaloradas discussões, principalmente no relativo aos assuntos sociais.


 


O representante republicano Roy Blunt revelou recentemente o sentimento que esta mulher de convicções progressistas desperta em seus adversário: ''Dá muito medo''.


 


Mãe de cinco filhos e casada com um empresário milionário, Nancy entrou para o Congresso em 1987, quando venceu uma eleição especial pelo oitavo da cidade de San Francisco.


 


Nancy votou em 2002 contra a invasão e posterior ocupação do Iraque e afirmou que os democratas, se ganhassem a maioria, buscariam obter uma retirada gradual das tropas americanas até o final de 2007.