Brasília: Manifestantes protestam contra bloqueio a Cuba

Nesta terça-feira (8), a Assembléia Geral das Nações Unidas discute o informe: ''Necessidade de pôr fim ao  bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos EUA contra Cuba''.Como nos anos anteriores, houve adesão recorde de países signatá

Nesta quinta-feira (9), vai ocorrer o ato Cuba Sim (ou Cuba Sí), às 12 horas, no Anfiteatro 11 da Universidade de Brasília (UnB), promovido pelos diversos movimentos sociais (CUT, MST, UNE, Ubes, Central de Movimentos Populares (CMP) e Comitê de Defesa da Revolução Cubana – Internacionalista (CDR-I) e Nescuba (Núcleo de Estudos de Cuba).


 


O gancho político do Ato Solidariedade a Cuba é a votação da Resolução na ONU, condenando o bloqueio econômico a Cuba. O ato também defende a Integração da América Latina e a Libertação dos cinco heróis cubanos, prisioneiros do Império.


 


Opiniões favoráveis


 


''O odioso bloqueio econômico imposto pelos EUA a Cuba desde 7 de fevereiro de 1962 merece a veemente condenação de todos aqueles que lutam em defesa da autodeterminação dos povos. A ONU tem o dever de condenar esse criminosos bloqueio e exigir sua revogação imediata para se afirmar como uma organização independente, imune às pressões insanas dos EUA'', afirma a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).


 


Ela defende que ''o Brasil, por sua vez, precisa reforçar sua posição de país líder da América Latina e estreitar suas relações comerciais com Cuba, inclusive para ampliar a troca de experiências de políticas públicas bem sucedidas desenvolvidas pelas duas nações''.


 


Para o deputado Jamil Murad (PCdoB-SP), ''Cuba é um símbolo de resistência, de luta pelas liberdades em todo o mundo, pela independência nacional de todos os países oprimidos pelo  imperialismo americano, pela conquista dos direitos dos trabalhadores,  que o imperialismo americano, na sua sanha de dominação do mundo, pretende aniquilar com este vergonhoso cerco, com essa tentativa de reprimir e sufocar a revolução cubana''.  



  
47 anos de bloqueio


 


A política dos Estados Unidos já custou ao povo cubano a cifra de mais de 86 bilhões e  100 milhões de dólares nos últimos 47 anos. ''O bloqueio econômico, comercial e financeiros do governo dos Estados Unidos está desacreditado no mundo e é indefensável'', afirmou o presidente do Instituto Cubano de Amistad con los Pueblos (ICAP), Sergio Corrieri, acrescentando que ''aos 47 anos de bloqueio se opôs 47 anos de solidariedade ininterrupta frente às hostilidades das sucessivas administrações estadunidenses'', disse ainda Corrieri.


 


Ele disse que ''recentemente foram realizados importantes protestos, com a participação de milhares de manifestantes na Itáilia e na espanha para condenar a guerra econômica do governo Bush contra a pátria de José Martí e pela liberdade dos cinco antiterroristas cubanos presos injustamente nos Estados Unidos''.



 
Serviço:
O informe e vasta documentação sobre o bloqueio pode ser acessado no link: http:// www.cubavsbloqueo.cu/informe 2006/index.htm.


 


De Brasília
Márcia Xavier