Vietnã vence resistência dos EUA e é admitido na OMC

Os 149 países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) aprovaram de forma unânime a adesão do Vietnã, pondo assim um ponto final a 12 anos de negociações.

Os países membros, congregados no Conselho Geral, órgão executivo da OMC, aprovaram a entrada do país no organismo, uma adesão que será efetivada 30 dias depois da notificação de sua ratificação pelo parlamento vietnamita, prevista para o fim do mês. O grupo de trabalho de 43 países encarregado de negociar a candidatura do Vietnã chegou a um acordo em 26 de outubro sobre os termos da adesão. O principal obstáculo político foi levantado em maio passado, quando os Estados Unidos chegaram a um acordo neste sentido com o Vietnã. ''O Vietnã mostrou de que maneira o fato de basear as reformas internas no marco da OMC pode lançar resultados espetaculares'', disse o diretor-geral da organização, Pascal Lamy.


 



Em 2005, o crescimento econômico do Vietnã foi de mais de 8%. O país recebeu investimentos estrangeiros diretos no valor de mais de US$ 6 bilhões e suas exportações aumentaram em mais de 20%. Lamy acrescentou que, ''certamente, esse país terá mais conquistas em virtude das novas leis, medidas administrativas e compromissos sobre bens e serviços contidos no conjunto de documentos sobre a adesão''. Para Hanói, que iniciou a política do ''Doi Moi'' (Reformas) em 1986 e apresentou sua candidatura para a OMC em 1995, esta é a esperança de uma nova era.



Negociações



Os dois últimos anos terão sido os mais difíceis para o Vietnã, obrigado a negociar página por página com seus parceiros. O país votou dezenas de leis para se aproximar das normas internacionais. ''É muito animador para os vietnamitas, finalmente, entrar para a OMC após este longo período de negociações e reformas'', disse Jonathan Pincus, chefe dos economistas do Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD) em Hanói. ''O Vietnã ganha lugar verdadeiramente ao lado de seus vizinhos como uma economia cheia de esperanças'', afirmou.



O ministro vietnamita de Comércio, Truong Dinh Tuyen, considerou que essa adesão ''coloca importantes desafios à economia vietnamita''.  No entanto, o ministro disse acreditar que, ''com a cooperação dos outros países, o Vietnã aproveitará ao máximo as oportunidades, abordando com sucesso os desafios, garantindo um crescimento rápido e sustentável, e desempenhando ativamente sua incumbência no desenvolvimento do sistema multilateral de comércio''. Terminado o processo de adesão do Vietnã, a OMC tem ainda em andamento 28 negociações, entre elas as da Rússia e da Ucrânia, entre outras, e com a Arábia Saudita como último membro a ser incorporado, enquanto Tonga ainda precisa da ratificação parlamentar dos tratados.



 


Com agências